O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE NA TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i2.196Keywords:
Educação Popular, Cultura Popular, Paulo Freire.Abstract
O artigo investiga as principais contribuições do educador e militante Paulo Freire na história da Educação Popular no Brasil. Freire influencia diretamente o campo teórico-metodológico- epistemológico da Educação ao fomentar a questão política da educação. Pauta-se na cultura popular como elemento fundamental para emancipação da classe trabalhadora. Por entender as classes populares como detentoras de um saber não valorizado e excluídas do conhecimento historicamente acumulado pela sociedade, mostra a relevância de se construir uma educação a partir do conhecimento do povo e com o povo provocando uma leitura da realidade na ótica do oprimido que ultrapassa as fronteira das letras e se constituí nas relações históricas e sociais. Refletiremos sobre a importância do seu pensamento na construção de uma teoria pedagógica libertadora, que se faz primordial na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.