A construção do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso como política de Estado

Autores

  • Marcia Regina Gobatto Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (Cefapro/MT)
  • Tania Maria Lima Beraldo UFMT

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i1.304

Palavras-chave:

Cefor. Cefapro. Formação Continuada.

Resumo

O objetivo deste estudo foi descrever a criação e a (re)configuração das ações do atual, Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (Cefapro/MT) no contexto da política de Formação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT). Procurou-se reconstituir cronologicamente a trajetória do Cefapro/MT, indicando o contexto de sua origem, seus objetivos, sua estrutura administrativa e orientação pedagógica. Os dados foram buscados em textos oficiais da legislação brasileira e estadual, além de entrevistas com protagonistas da história do Cefapro/MT. As análises indicam que a iniciativa de criação do Cefapro/MT se deu no contexto de uma escola pública e posteriormente foi assumida como uma política de Estado para a formação continuada de todos os profissionais da educação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Regina Gobatto, Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (Cefapro/MT)

Licenciada em Ciências Biológicas, Especialista em EaD, em Interdisciplibaridade na Educação Básica, em Tecnologia Educacional. Mestre em Educação.

Tania Maria Lima Beraldo, UFMT

Licenciada em Ciências Biológicas, Mestre e Doutora em educação

Downloads

Publicado

2014-07-15

Como Citar

GOBATTO, M. R.; LIMA BERALDO, T. M. A construção do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso como política de Estado. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 5, n. 1, 2014. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i1.304. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6572. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos