Decodificando o ensino de leitura e escrita de língua materna em uma turma do Ensino Fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i1.351Palavras-chave:
alfabetização, ensino, língua materna.Resumo
O presente trabalho teve por propósito refletir a respeito do ensino de língua materna em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental I de uma escola particular. Antes de partir para as observações em sala de aula, consultamos e analisamos a proposta pedagógica da escola com a finalidade de fazer uma comparação entre a prática e a teoria. Além disso, realizamos uma entrevista de caráter exploratório com a professora regente, a fim de verificarmos como o ensino da língua materna está sendo desenvolvido em sala de aula. Por fim, fizemos uma dinâmica de grupo que envolveu leitura e escrita. O resultado mostrou que as crianças não “leem”, elas “decodificam”; ou seja, apresentam dificuldades que já poderiam ter sido superadas. Espera-se, com esta prévia discussão, promover reflexões dos professores a respeito de sua prática em sala de aula no que diz respeito ao ensino da língua materna.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-07-15
Como Citar
CASTELANO, K. L.; ALMEIDA, J. M. de; CARMO, G. T. do; ESPÍRITO SANTO, J. A. do. Decodificando o ensino de leitura e escrita de língua materna em uma turma do Ensino Fundamental I. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 5, n. 1, 2014. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i1.351. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6592. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.