Decodificando o ensino de leitura e escrita de língua materna em uma turma do Ensino Fundamental I

Autores

  • Karine Lôbo Castelano Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Jaqueline Maria de Almeida Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Gerson Tavares do Carmo Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)
  • Janete Araci do Espírito Santo Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i1.351

Palavras-chave:

alfabetização, ensino, língua materna.

Resumo

O presente trabalho teve por propósito refletir a respeito do ensino de língua materna em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental I de uma escola particular. Antes de partir para as observações em sala de aula, consultamos e analisamos a proposta pedagógica da escola com a finalidade de fazer uma comparação entre a prática e a teoria. Além disso, realizamos uma entrevista de caráter exploratório com a professora regente, a fim de verificarmos como o ensino da língua materna está sendo desenvolvido em sala de aula. Por fim, fizemos uma dinâmica de grupo que envolveu leitura e escrita. O resultado mostrou que as crianças não “leem”, elas “decodificam”; ou seja, apresentam dificuldades que já poderiam ter sido superadas. Espera-se, com esta prévia discussão, promover reflexões dos professores a respeito de sua prática em sala de aula no que diz respeito ao ensino da língua materna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Lôbo Castelano, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Licenciada em Letras (UFV)
Mestre em Cognição e Linguagem (UENF)

Jaqueline Maria de Almeida, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Licenciada em Letras (UFV)
Mestranda em Cognição e Linguagem (UENF)

Gerson Tavares do Carmo, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

Doutor em Sociologia Política; Professor associado do Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem e dos Programas de Pós-Graduação de Cognição e Linguagem e de Políticas Sociais

Janete Araci do Espírito Santo, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Mestre em Cognição e Linguagem (UENF)

Downloads

Publicado

2014-07-15

Como Citar

CASTELANO, K. L.; ALMEIDA, J. M. de; CARMO, G. T. do; ESPÍRITO SANTO, J. A. do. Decodificando o ensino de leitura e escrita de língua materna em uma turma do Ensino Fundamental I. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 5, n. 1, 2014. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i1.351. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6592. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos