Decodificando o ensino de leitura e escrita de língua materna em uma turma do Ensino Fundamental I

Autores/as

  • Karine Lôbo Castelano Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Jaqueline Maria de Almeida Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Gerson Tavares do Carmo Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)
  • Janete Araci do Espírito Santo Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i1.351

Palabras clave:

alfabetização, ensino, língua materna.

Resumen

O presente trabalho teve por propósito refletir a respeito do ensino de língua materna em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental I de uma escola particular. Antes de partir para as observações em sala de aula, consultamos e analisamos a proposta pedagógica da escola com a finalidade de fazer uma comparação entre a prática e a teoria. Além disso, realizamos uma entrevista de caráter exploratório com a professora regente, a fim de verificarmos como o ensino da língua materna está sendo desenvolvido em sala de aula. Por fim, fizemos uma dinâmica de grupo que envolveu leitura e escrita. O resultado mostrou que as crianças não “leem”, elas “decodificam”; ou seja, apresentam dificuldades que já poderiam ter sido superadas. Espera-se, com esta prévia discussão, promover reflexões dos professores a respeito de sua prática em sala de aula no que diz respeito ao ensino da língua materna.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karine Lôbo Castelano, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Licenciada em Letras (UFV)
Mestre em Cognição e Linguagem (UENF)

Jaqueline Maria de Almeida, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Licenciada em Letras (UFV)
Mestranda em Cognição e Linguagem (UENF)

Gerson Tavares do Carmo, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

Doutor em Sociologia Política; Professor associado do Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem e dos Programas de Pós-Graduação de Cognição e Linguagem e de Políticas Sociais

Janete Araci do Espírito Santo, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Mestre em Cognição e Linguagem (UENF)

Publicado

2014-07-15

Cómo citar

CASTELANO, K. L.; ALMEIDA, J. M. de; CARMO, G. T. do; ESPÍRITO SANTO, J. A. do. Decodificando o ensino de leitura e escrita de língua materna em uma turma do Ensino Fundamental I. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 5, n. 1, 2014. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i1.351. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6592. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos