A Educação do Campo como Pedagogia contra a “Pobreza Política”
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i1.377Resumo
Neste texto problematizamos a Educação do Campo desempenhada na luta dos movimentos sociais do campo, enquanto uma Pedagogia do Exemplo, que combate a “pobreza política” debatida por Demo (1991). Compreendemos que a efetivação do direito à educação perante a população camponesa, não tem se configurado em uma perspectiva “de cima para baixo”. Justamente o oposto ocorre, pois os camponeses se engajam em movimentos sociais e têm conseguido importantes conquistas na área educacional, afirmando-se na prática pedagógica que desenvolvem enquanto “homens políticos” também na perspectiva de Demo (1991). Assim, o pesquisador em Educação precisa estar atento para essa Pedagogia do Exemplo que vem sendo construída, para que juntos, possamos assumir a dimensão política do processo educacional, sem contudo, negar também, a educabilidade do ato político, como já nos explicava os textos de Paulo Freire.
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