A Educação do Campo como Pedagogia contra a “Pobreza Política”

Authors

  • Rafael Rossi UNESP - FCT de Presidente Prudente - SP
  • Pedro Demo Professor Emérito da Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i1.377

Abstract

Neste texto problematizamos a Educação do Campo desempenhada na luta dos movimentos sociais do campo, enquanto uma Pedagogia do Exemplo, que combate a “pobreza política” debatida por Demo (1991). Compreendemos que a efetivação do direito à educação perante a população camponesa, não tem se configurado em uma perspectiva “de cima para baixo”. Justamente o oposto ocorre, pois os camponeses se engajam em movimentos sociais e têm conseguido importantes conquistas na área educacional, afirmando-se na prática pedagógica que desenvolvem enquanto “homens políticos” também na perspectiva de Demo (1991). Assim, o pesquisador em Educação precisa estar atento para essa Pedagogia do Exemplo que vem sendo construída, para que juntos, possamos assumir a dimensão política do processo educacional, sem contudo, negar também, a educabilidade do ato político, como já nos explicava os textos de Paulo Freire.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Pedro Demo, Professor Emérito da Universidade de Brasília (UnB)

PhD em Sociologia pela Universidade de Saarbrücken, Alemanha, 1967-1971, e pós-doutor pela University of California at Los Angeles (UCLA), 1999 - 2000.

Atualmente, é Professor Titular Aposentado e Professor Emérito da Universidade de Brasília (UnB), Departamento de Sociologia.

Published

2014-07-15

How to Cite

ROSSI, R.; DEMO, P. A Educação do Campo como Pedagogia contra a “Pobreza Política”. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 5, n. 1, 2014. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i1.377. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6601. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos