ARTICULANDO PESQUISA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES

Autores

  • Maria Inês Marcondes Pontificía Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i1.409

Palavras-chave:

estágio, pesquisa, prática dos professores

Resumo

O texto aborda a conjugação nos Cursos de Formação do Estágio de Prática de Ensino com atividades de pesquisa que valorizem o conhecimento dos professores, propiciando uma reflexão conjunta entre pesquisadores e professores.  Apresentamos 2 tipos de pesquisa que  valorizam o saber prático dos professores: pesquisa tipo colaborativa e  auto investigação. Relacionamos temáticas que possam interessar aos professores e pesquisadores. Concluímos reafirmando que a pesquisa que valoriza o conhecimento e a experiência dos professores traz inúmeras contribuições para o aperfeiçoamento do trabalho docente e o desenvolvimento profissional dos professores.

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Biografia do Autor

Maria Inês Marcondes, Pontificía Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC-Rio

Professora e pesquisadora do Departamento de Educação-PUC-Rio.

Áreas: Formação de Professores, Curriculo e Práticas Pedagógicas

 

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Publicado

2013-09-04

Como Citar

MARCONDES, M. I. ARTICULANDO PESQUISA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 4, n. 1, 2013. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i1.409. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6618. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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