O espaço na educação infantil: um estudo de caso em um CEI público de Blumenau

Autores

  • Elora Testoni Felippi Universidade Regional de Blumenau
  • Gicele Maria Cervi Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i1.676

Palavras-chave:

Espaço, Materiais, Organização do espaço.

Resumo

O artigo é resultado de uma pesquisa sobre o espaço, que envolve o conceito de infância, criança e espaço. A abordagem utilizada na pesquisa foi de cunho qualitativo. A pesquisa de campo ocorreu em um Centro de Educação Infantil municipal de Blumenau, Santa Catarina. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a observação com registro fotográfico. Foi realizada uma análise utilizando quatro dimensões do espaço e do ambiente: dimensão física, dimensão relacional, dimensão funcional e dimensão temporal. Com a análise, foi possível observar que o espaço é criado e pensado para a criança, para que haja descobertas, promovendo a experiência, o conhecimento, apresentando diversas culturas, materiais e objetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elora Testoni Felippi, Universidade Regional de Blumenau

Formada em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação. Possui vínculo ao Grupo de Pesquisa: Políticas de Educação na Contemporaneidade e a Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais. Professora do Magistério pelo Estado de Santa Catarina.

Gicele Maria Cervi, Universidade Regional de Blumenau

Formada em Pedagogia. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Professora no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau. Está vínculada ao Grupo de Pesquisa: Políticas de Educação na Contemporaneidade na Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais. Coordenadora do PIBID da Universidade Regional de Blumenau.

Downloads

Publicado

2016-09-22

Como Citar

TESTONI FELIPPI, E.; CERVI, G. M. O espaço na educação infantil: um estudo de caso em um CEI público de Blumenau. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 7, n. 1, 2016. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i1.676. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6820. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)