Relações de gênero na Pedagogia: concepções de estudantes homens

Autores

  • Roney Polato de Castro Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Vinícius Rangel dos Santos Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i1.720

Palavras-chave:

Pedagogia, Homens, Relações de Gênero, Formação e Profissão Docente

Resumo

O artigo parte de questionamentos e inquietações com a formação docente no curso de Pedagogia. Para conduzir este estudo nos inspiramos nas perspectivas dos estudos de gênero e dos estudos pós-críticos em educação. O foco da pesquisa foi o curso de Pedagogia presencial da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sendo realizada a partir de entrevistas com cinco estudantes homens que concordaram em compartilhar suas vivências e percepções enquanto sujeitos masculinos na graduação em Pedagogia. Adotando como base os resultados desse processo investigativo, discutiremos neste artigo duas categorias de análise delineadas a partir das entrevistas: a naturalização do curso de Pedagogia como espaço eminentemente feminino; o medo e a suspeita em relação à presença dos estudantes homens nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roney Polato de Castro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Vinícius Rangel dos Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pedagogo (UFJF). Professor da Educação Básica.

Downloads

Publicado

2016-09-22

Como Citar

CASTRO, R. P. de; SANTOS, V. R. dos. Relações de gênero na Pedagogia: concepções de estudantes homens. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 7, n. 1, 2016. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i1.720. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6859. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos