Percepção e estratégias de equipes pedagógicas em relação ao luto de alunos dos anos iniciais

Autores

  • Maiara Cardoso dos Santos Souza Faculdade Metropolitana de Guaramirim
  • Renata Lissa Zwolinski Faculdade Metropolitana de Guaramirim
  • Rosina Forteski Glidden Faculdade Metropolitana de Guaramirim

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i2.813

Palavras-chave:

Educação. Luto infantil. Luto na escola.

Resumo

Morrer é um acontecimento natural, a qualquer momento as crianças podem experienciar o luto e demandar da equipe pedagógica suporte e intervenção. Essa pesquisa teve por objetivo analisar a percepção da equipe pedagógica sobre o luto de alunos dos anos iniciais sobre as possibilidades de acolhimento e intervenção frente a essa demanda e possíveis relações com a vivência de luto dos próprios profissionais. Participaram 33 profissionais de duas escolas de Santa Catarina. Foi aplicado um questionário semiestruturado construído e a análise dos dados foi feita com estatística não paramétrica e análise semântica das perguntas abertas. Os resultados mostraram que os profissionais consideram importante trabalhar o tema luto com os alunos para prepará-los vivenciar a morte de um ente. 


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Biografia do Autor

Maiara Cardoso dos Santos Souza, Faculdade Metropolitana de Guaramirim

Psicóloga pela Fameg Uniasselvi.

Renata Lissa Zwolinski, Faculdade Metropolitana de Guaramirim

Psicóloga pela Fameg Uniasselvi.

Rosina Forteski Glidden, Faculdade Metropolitana de Guaramirim

Psicóloga pela Fameg Uniasselvi, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2017-09-22

Como Citar

SOUZA, M. C. dos S.; ZWOLINSKI, R. L.; GLIDDEN, R. F. Percepção e estratégias de equipes pedagógicas em relação ao luto de alunos dos anos iniciais. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 2, p. 177–197, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i2.813. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6911. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos