Percepção e estratégias de equipes pedagógicas em relação ao luto de alunos dos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i2.813Palabras clave:
Educação. Luto infantil. Luto na escola.Resumen
Morrer é um acontecimento natural, a qualquer momento as crianças podem experienciar o luto e demandar da equipe pedagógica suporte e intervenção. Essa pesquisa teve por objetivo analisar a percepção da equipe pedagógica sobre o luto de alunos dos anos iniciais sobre as possibilidades de acolhimento e intervenção frente a essa demanda e possíveis relações com a vivência de luto dos próprios profissionais. Participaram 33 profissionais de duas escolas de Santa Catarina. Foi aplicado um questionário semiestruturado construído e a análise dos dados foi feita com estatística não paramétrica e análise semântica das perguntas abertas. Os resultados mostraram que os profissionais consideram importante trabalhar o tema luto com os alunos para prepará-los vivenciar a morte de um ente.
Descargas
Citas
ASSOCIAÇÃO PELA SAÚDE EMOCIONAL DAS CRIANÇAS. Programa Amigos do Zippy. 2014. Disponível em: <goo.gl/qkadMq.> Acesso em: 17 set. 2017.
BROMBERG, Maria Helena Pereira Franco. A psicoterapia em situações de perdas e luto. 2.ed. São Paulo: Psy, 1998.
GADDIS, Gary; GADDIS, Monica. Introduction to Biostatistics: Part 5, Statistical Inference Techniques for Hypothesis Testing With Nonparametric Data. Annals of Emergency Medicine, v. 19, n. 9, 1990.
CARVALHO, Cátia Daniela Rodrigues; MARTINS, José. Luto e Religiosidade. Monografia (Licenciatura em Psicologia) Instituto Superior da Maia, Portugal, 2006.
DAL-FARRA, Rossano André; LOPES, Paulo Tadeu Campos. Métodos mistos de pesquisa em educação: pressupostos teóricos. Nuances: Estudos sobre Educação, v. 24, n. 3, p. 67-80, 2013.
FERREIRA, J. B. A.; SILVA, S. A.; OLIVEIRA, Patricia Alves; CARVALHO, E. L. L. Perda e luto na infância: o desvínculo e sua consequência na formação do psiquismo. [S.l.]: Faculdades Integradas de Ourinhos – FIO/FEMM, 2011
FRANCO, Maria Helena Pereira; MAZORRA, Luciana. Criança e luto: vivências fantasmáticas diante da morte do genitor. Estudos de Psicologia, v. 24, n. 4, 2007.
FUJISAKA, Ana Paula; KOVÁCS, Maria Julia. Vivência de luto em adultos que perderam a mãe na infância. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de São Paulo, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano, São Paulo, 2011.
GIACOIA, Júnior Oswaldo. A visão da morte ao longo do tempo. Revista Medicina, v. 38, n. 1, 2005.
JARAMILLO, Isa Fonnegra de. Morrer bem. 1. ed. São Paulo: Editora Planeta, 2006.
KAPPEL, Aline dos Santos. Luto Infantil: um estudo através das representações. Revista Maiêutica, v. 1, n. 1, 2013.
KOVÁCS, Maria. Julia. Educadores e a morte. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 16, 2012.
MAZORRA, Luciana; TINOCO, Valéria. Luto na infância: intervenções psicológicas em diferentes contextos. São Paulo: Livro Pleno, 2005.
MOURA, Cristina Marcos de. Uma avaliação da vivência do luto conforme o modo de morte. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
PAIVA, Lucélia Elizabeth. A arte de fala da morte para crianças. São Paulo: Ideias & Letras, 2011.
QUINTANA, Alberto Manuel; FRONZA, Leila Portela; WEISSHEIMER, Taiane Klein dos Santos; BARBIERI, Ângela. O tema da morte na escola: possibilidades de reflexão. Universidade Federal de Santa Maria. Rio Grande do Sul, 2015.
RUIZ-OLABUÉNAGA, Jose Ignacio. Metodologia de la investigación cualitativa. 5. ed. Bilbao, España: Universidad de Deusto, 2012.
SANTOS, Ariane Cavalcanti dos. O Luto no ambiente escolar da educação infantil. 2013. Monografia (Graduação em Licenciatura Plena de Pedagogia Series Iniciais e Gestão Escolar) - Faculdade de Educação de Porto Velho, Porto Velho, 2013.
SILVA, Raquel Vasconcelos. O papel da escola e da família no resgate da autoestima pós luto. 2011 Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Brasília, 2011.
SILVA, Camila Caetano da; WENDLING, Maria Isabel. 2010. Luto infantil: o trabalho dos professores com alunos enlutados. Monografia (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Taquara, Taquara, 2010.
TADA, Iracema Neno Cecilio; KOVÁCS, Maria Júlia. Conversando Sobre a Morte e o Morrer na Área da Deficiência. Psicologia, Ciência e Profissão, v. 27, n. 1, Brasília, 2007.
TORRES, Nione. Luto: a dor que não se perde com o tempo (...ou se perde?). In: ENCONTRO DE PSICOTERAPIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL, 18.: 2009: [Anais do...]. Campinas, SP: ABPMC, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.