O caso bia.alighieri: reflexões sobre um tema de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.877

Palavras-chave:

Sociologia da educação. Trajetórias escolares. Estudo de caso. Perfil de configuração sociológico. Interseccionalidades.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar parte da trajetória escolar de uma mulher, negra, pobre e moradora da periferia de Belo Horizonte/MG e seus relativos estranhos gostos e hábitos de leitura. De caráter qualitativo e na forma de um estudo de caso, o material foi produzido a partir do resultado de entrevistas semiestruturadas. Alinhado ao referencial teórico da sociologia da educação disposionalista, o texto produz diálogos interseccionais com as categorias classe social, gênero, raça e território. Como argumento central indica a importância da necessidade de que pesquisas no campo da Sociologia da Educação façam uso de métodos multidimensionais na busca da compreensão do fenômeno das trajetórias escolares e das mobilizações parentais.

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Biografia do Autor

Frederico Assis Cardoso, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação. Professor do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE), na Faculdade de Educação (FaE/UFMG).

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Publicado

2018-03-20

Como Citar

CARDOSO, F. A. O caso bia.alighieri: reflexões sobre um tema de pesquisa. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 1, p. 48–66, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.877. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6963. Acesso em: 4 nov. 2024.

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