O caso bia.alighieri: reflexões sobre um tema de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.877Palavras-chave:
Sociologia da educação. Trajetórias escolares. Estudo de caso. Perfil de configuração sociológico. Interseccionalidades.Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar parte da trajetória escolar de uma mulher, negra, pobre e moradora da periferia de Belo Horizonte/MG e seus relativos estranhos gostos e hábitos de leitura. De caráter qualitativo e na forma de um estudo de caso, o material foi produzido a partir do resultado de entrevistas semiestruturadas. Alinhado ao referencial teórico da sociologia da educação disposionalista, o texto produz diálogos interseccionais com as categorias classe social, gênero, raça e território. Como argumento central indica a importância da necessidade de que pesquisas no campo da Sociologia da Educação façam uso de métodos multidimensionais na busca da compreensão do fenômeno das trajetórias escolares e das mobilizações parentais.
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