Atividades Complementares Curriculares (ACCs) como política educacional no estado do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.909

Palavras-chave:

Política educacional. Atividades complementares curriculares. Ampliação do tempo escolar.

Resumo

O objetivo desse trabalho foi compreender o perfil da política de Atividades Complementares Curriculares (ACCs) do Estado do Paraná. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa de levantamento com informações provenientes de bancos de dados oficiais do Ministério da Educação (MEC) sendo o N amostral composto por 372 escolas de 19 cidades. As informações sobre as ACCs foram cruzadas com os demais indicadores escolares para a composição dos resultados. Constatou-se que há uma tendência de adesão superior a 80% das escolas a essa política e que a participação dos alunos nos projetos desenvolvidos está em fase de expansão, no entanto, não foi possível observar relação entre melhoria de indicadores de qualidade educacional com maior participação nas ACCs.

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Biografia do Autor

Eduard Angelo Bendrath, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação pela UNESP na linha de Políticas Públicas Educacionais. Professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá - Campus Regional do Vale do Ivaí. Líder do GEPEFE/UEM/CNPq.

Andréia Paula Basei, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação pela UNICAMP. Professora Assistente da Universidade Estadual de Maringá - Campus Regional do Vale do Ivaí. Vice Líder do GEPEFE/UEM/CNPq.

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Publicado

2018-03-27

Como Citar

BENDRATH, E. A.; BASEI, A. P. Atividades Complementares Curriculares (ACCs) como política educacional no estado do Paraná. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 1, p. 104–126, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.909. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6991. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos