Ocorrências criminais em escolas públicas de Viçosa - MG: o exercício da cidadania e a escolarização de jovens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.995

Palavras-chave:

Cidadania. Violência. Educação básica.

Resumo

O artigo visa apresentar dados referentes aos eventos de defesa social (ocorrências) registrados em escolas públicas das redes estadual e municipal da cidade de Viçosa-MG entre 2009 e 2016. Para tal serão apresentados aspectos das contradições da educação pública, do papel do Estado e do exercício da cidadania na formação e na escolarização de jovens a partir da análise dos dados disponibilizados no sistema informatizado de defesa social. Foram levantados trabalhos que abordam a temática face aos aspectos legais da atuação das instituições envolvidas nos eventos e se apresentou um mapeamento quantitativo dos dados. Por fim discutem-se os resultados atrelados à vivência de um ator específico: o professor-policial. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar Abranches Guimarães, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Educação pelo , Departamento de Educação pela Universidade Federal de Viçosa. Professor de educação básica da rede Estadual de Ensino.

Maisa Aparecida de Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora da Carreira de Magistério Superior da Universidade Federal de Viçosa.  

Larissa Almeida Schitini de Carvalho, Centro Universitário Unifaminas

Mestranda em Educação Universidade Federal de Viçosa.
Professora do Centro Universitário Unifaminas.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ABRAMOVAY, Miriam; RUA, Maria das Graças. Violência nas escolas. Brasília: UNESCO, 2002.

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de estado: Nota sobre os aparelhos ideológicos de estado. 3 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

ASSIS, Simone et al. Violência e representação social na adolescência no Brasil. Rev. Panam Salud Publica. v. 16, n. 1, p. 43-51, 2004.

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. São Paulo: Editora UnB e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

BOURDIEU, Pierre. O senso prático. 3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BRASIL. Decreto-Lei n. 2848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal. Brasília: DF, 1940.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Câmara dos Deputados. Brasília: DF, 1988.

BRASIL. Lei n. 8069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília: DF, 1990.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Censo 2010. 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/vicosa/panorama. Acesso em: 20 maio 2018.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Resultados das escolas na edição de 2015 do ENEM já estão disponíveis. 2016. Disponível em: https://goo.gl/e4N8mB. Acesso em: 20 maio 2018.

CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, Porto Alegre, Ano 4, n. 8, jul./dez. 2002.

CONTRERAS, José. Autonomia de professores. Trad. Sandra Trabuco Valenzuela. São
Paulo: Cortez, 2012.

DEBARBIEUX, Eric; BLAYA, Catherine. Violência nas escolas e políticas públicas. Brasília: UNESCO, 2002.

DENDASCK, Carla Viana Dendasck; LOPES, Gileade Ferreira. Conceito de Habitus em Pierre Bourdieu e Norbert Elias. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do conhecimento. v. 3, Ano 1, p. 1-10, maio 2016.

ENGUITA, Mariano Fernandez. A Face Oculta da Escola: educação e trabalho no capitalismo. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A Produtividade da escola improdutiva: um (re) exame das relações entre educação e estrutura econômico-social e capitalista. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1993.

GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SPOSITO, Marília Pontes. Iniciativas públicas de redução da violência escolar no Brasil. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 101-138, 2002.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

HOLLERBACH, Joana D’Arc Germano. O Jovem e o ensino de História: A compreensão do conceito de História por alunos do Ensino Médio. 2007, 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG, 2007.

GALTUNG, Johan. Violence, peace and peace research. Journal of peace research. v. 03, n. 06, p. 167-191, 1969.

GALTUNG, Johan. Cultural violence. Journal of peace research. v. 03, n. 27, p. 291-305, 1990.

GRECO, Rogério. Código Penal comentado. Rio de Janeiro: Impetus, 2008.

GRECO, Rogério. Atividade policial. Rio de Janeiro: Impetus, 2010.

LOPES, Roseli Esquerdo et al. Juventude Pobre, Violência e Cidadania. Saúde e Sociedade, v. 17, n. 3, p. 63-76, 2008.

MARTINS, Maria José. O problema da violência escolar: Clarificação e diferenciação de vários conceitos relacionados. Revista portuguesa de educação. Braga: Portugal, v. 8, n. 1, 2005.

MINAYO, Maria Cecília. A Violência Social sob a Perspectiva da Saúde Pública. Cadernos de Saúde Pública. Rio de Janeiro, v. 10, p. 7-18, 1994.

NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Direito Penal. 6 ed. Editora RT: São Paulo, 2010.

OLERIANO, Eliseu dos Santos. Espacialização da criminalidade em Viçosa-MG: mapeamento, reflexões e uso do SIG para o planejamento preventivo. 2007. 60 f. Monografia (Bacharelado em Geografia). Departamento de Geografia. Universidade Federal de Viçosa. Viçosa: MG, 2007.

OLIVEIRA, Windson Jeferson Mendes de. A policialização da violência em meio escolar. Belo Horizonte, 2008. 244 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: MG, 2008.

PANIAGO, Maria do Carmo Tafuri. Evolução histórica e tendências de mudanças sócio–culturais na comunidade de Viçosa–MG. 1983. 407 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural). Departamento de Economia Rural. Universidade Federal de Viçosa. Viçosa: MG, 1983.

PÁTARO, Ricardo Fernandes; ALVES, Cirsa Doroteia. Educação em valores: a escola como espaço de formação para a cidadania na sociedade contemporânea. In: VI EPCT – Encontro de Produção Científica e Tecnológica. Campo Mourão, PR, 2011.

RUOTTI, Caren; ALVES, Renato; CUBAS, Viviane de Oliveira. Violência na escola: um guia para pais e professores. São Paulo, Andhep: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Subjectividade, Cidadania e Emancipação. Revista Crítica de Ciências Sociais. n. 32, p 135-191, jun. 1991.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: Técnica e tempo, razão e emoção. 4 ed. São Paulo: Editora USP, 2006.

SILVA, Lívio. Crime e contravenção penal: diferenças e semelhanças. DireitoNet. 03 de novembro de 2012. 2012. Disponível em: https://goo.gl/GJo1jw. Acesso em: 20 maio 2018.

SOUZA, Nilo Sérgio de; PINTO, Neide Maria de Almeida; FIÚZA, Ana Louise de Carvalho. Segregação sócio-espacial e percepção de risco de violência em conjuntos habitacionais do programa minha casa minha vida: o caso de Viçosa/MG. Revista Libertas, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 47-64, jan./jul. 2016.

SPOSITO, Marília Pontes. A instituição escolar e a violência. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, nº 104, p.58-75, jul. 1998.

SPOSITO, Marília Pontes. Um breve balanço da pesquisa sobre violência escolar no Brasil. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 27, n. 1, p. 87-103, jan./jun. 2001.

SPOSITO, Marília Pontes. As vicissitudes das políticas públicas de redução da violência escolar. In: WESTPHAL, Márcia Faria (Org.). Violência e criança. 1 ed. São Paulo: EDUSP, 2002. P. 249-266.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

GUIMARÃES, J. C. A.; OLIVEIRA, M. A. de; CARVALHO, L. A. S. de. Ocorrências criminais em escolas públicas de Viçosa - MG: o exercício da cidadania e a escolarização de jovens. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 650–667, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.995. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7065. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos