Ocorrências criminais em escolas públicas de Viçosa - MG: o exercício da cidadania e a escolarização de jovens
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.995Keywords:
Cidadania. Violência. Educação básica.Abstract
O artigo visa apresentar dados referentes aos eventos de defesa social (ocorrências) registrados em escolas públicas das redes estadual e municipal da cidade de Viçosa-MG entre 2009 e 2016. Para tal serão apresentados aspectos das contradições da educação pública, do papel do Estado e do exercício da cidadania na formação e na escolarização de jovens a partir da análise dos dados disponibilizados no sistema informatizado de defesa social. Foram levantados trabalhos que abordam a temática face aos aspectos legais da atuação das instituições envolvidas nos eventos e se apresentou um mapeamento quantitativo dos dados. Por fim discutem-se os resultados atrelados à vivência de um ator específico: o professor-policial.
Downloads
References
ABRAMOVAY, Miriam; RUA, Maria das Graças. Violência nas escolas. Brasília: UNESCO, 2002.
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de estado: Nota sobre os aparelhos ideológicos de estado. 3 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
ASSIS, Simone et al. Violência e representação social na adolescência no Brasil. Rev. Panam Salud Publica. v. 16, n. 1, p. 43-51, 2004.
BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. São Paulo: Editora UnB e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
BOURDIEU, Pierre. O senso prático. 3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
BRASIL. Decreto-Lei n. 2848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal. Brasília: DF, 1940.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Câmara dos Deputados. Brasília: DF, 1988.
BRASIL. Lei n. 8069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília: DF, 1990.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Censo 2010. 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/vicosa/panorama. Acesso em: 20 maio 2018.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Resultados das escolas na edição de 2015 do ENEM já estão disponíveis. 2016. Disponível em: https://goo.gl/e4N8mB. Acesso em: 20 maio 2018.
CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, Porto Alegre, Ano 4, n. 8, jul./dez. 2002.
CONTRERAS, José. Autonomia de professores. Trad. Sandra Trabuco Valenzuela. São
Paulo: Cortez, 2012.
DEBARBIEUX, Eric; BLAYA, Catherine. Violência nas escolas e políticas públicas. Brasília: UNESCO, 2002.
DENDASCK, Carla Viana Dendasck; LOPES, Gileade Ferreira. Conceito de Habitus em Pierre Bourdieu e Norbert Elias. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do conhecimento. v. 3, Ano 1, p. 1-10, maio 2016.
ENGUITA, Mariano Fernandez. A Face Oculta da Escola: educação e trabalho no capitalismo. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A Produtividade da escola improdutiva: um (re) exame das relações entre educação e estrutura econômico-social e capitalista. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1993.
GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SPOSITO, Marília Pontes. Iniciativas públicas de redução da violência escolar no Brasil. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 101-138, 2002.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
HOLLERBACH, Joana D’Arc Germano. O Jovem e o ensino de História: A compreensão do conceito de História por alunos do Ensino Médio. 2007, 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG, 2007.
GALTUNG, Johan. Violence, peace and peace research. Journal of peace research. v. 03, n. 06, p. 167-191, 1969.
GALTUNG, Johan. Cultural violence. Journal of peace research. v. 03, n. 27, p. 291-305, 1990.
GRECO, Rogério. Código Penal comentado. Rio de Janeiro: Impetus, 2008.
GRECO, Rogério. Atividade policial. Rio de Janeiro: Impetus, 2010.
LOPES, Roseli Esquerdo et al. Juventude Pobre, Violência e Cidadania. Saúde e Sociedade, v. 17, n. 3, p. 63-76, 2008.
MARTINS, Maria José. O problema da violência escolar: Clarificação e diferenciação de vários conceitos relacionados. Revista portuguesa de educação. Braga: Portugal, v. 8, n. 1, 2005.
MINAYO, Maria Cecília. A Violência Social sob a Perspectiva da Saúde Pública. Cadernos de Saúde Pública. Rio de Janeiro, v. 10, p. 7-18, 1994.
NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Direito Penal. 6 ed. Editora RT: São Paulo, 2010.
OLERIANO, Eliseu dos Santos. Espacialização da criminalidade em Viçosa-MG: mapeamento, reflexões e uso do SIG para o planejamento preventivo. 2007. 60 f. Monografia (Bacharelado em Geografia). Departamento de Geografia. Universidade Federal de Viçosa. Viçosa: MG, 2007.
OLIVEIRA, Windson Jeferson Mendes de. A policialização da violência em meio escolar. Belo Horizonte, 2008. 244 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: MG, 2008.
PANIAGO, Maria do Carmo Tafuri. Evolução histórica e tendências de mudanças sócio–culturais na comunidade de Viçosa–MG. 1983. 407 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural). Departamento de Economia Rural. Universidade Federal de Viçosa. Viçosa: MG, 1983.
PÁTARO, Ricardo Fernandes; ALVES, Cirsa Doroteia. Educação em valores: a escola como espaço de formação para a cidadania na sociedade contemporânea. In: VI EPCT – Encontro de Produção Científica e Tecnológica. Campo Mourão, PR, 2011.
RUOTTI, Caren; ALVES, Renato; CUBAS, Viviane de Oliveira. Violência na escola: um guia para pais e professores. São Paulo, Andhep: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Subjectividade, Cidadania e Emancipação. Revista Crítica de Ciências Sociais. n. 32, p 135-191, jun. 1991.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: Técnica e tempo, razão e emoção. 4 ed. São Paulo: Editora USP, 2006.
SILVA, Lívio. Crime e contravenção penal: diferenças e semelhanças. DireitoNet. 03 de novembro de 2012. 2012. Disponível em: https://goo.gl/GJo1jw. Acesso em: 20 maio 2018.
SOUZA, Nilo Sérgio de; PINTO, Neide Maria de Almeida; FIÚZA, Ana Louise de Carvalho. Segregação sócio-espacial e percepção de risco de violência em conjuntos habitacionais do programa minha casa minha vida: o caso de Viçosa/MG. Revista Libertas, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 47-64, jan./jul. 2016.
SPOSITO, Marília Pontes. A instituição escolar e a violência. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, nº 104, p.58-75, jul. 1998.
SPOSITO, Marília Pontes. Um breve balanço da pesquisa sobre violência escolar no Brasil. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 27, n. 1, p. 87-103, jan./jun. 2001.
SPOSITO, Marília Pontes. As vicissitudes das políticas públicas de redução da violência escolar. In: WESTPHAL, Márcia Faria (Org.). Violência e criança. 1 ed. São Paulo: EDUSP, 2002. P. 249-266.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.