Os processos seletivos simplificados da UEMG: análise da precarização do trabalho docente dos professores designados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1002

Palavras-chave:

Precarização. Professores Temporários. UEMG.

Resumo

O artigo analisa as implicações do Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) para o trabalho docente dos professores designados. Esse estudo justifica-se pelo elevado percentual de professores designados da UEMG em relação ao número de professores efetivos e pelos prejuízos para o tripé ensino, pesquisa e extensão na universidade. O estudo é qualitativo e utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental. Por meio da bibliografia consultada, dos conceitos de “campo” e habitus, de Pierre Bourdieu e da análise de um dos editais de PSS da UEMG, constataram-se elementos de precarização do trabalho docente dos professores designados desta universidade.

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Biografia do Autor

Adelino Francklin, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Coordenador e Professor do curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Minas Gerais.

Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”. Professora da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

FRANCKLIN, A.; SILVEIRA GALAN FERNANDES, M. C. da. Os processos seletivos simplificados da UEMG: análise da precarização do trabalho docente dos professores designados. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 694–713, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1002. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7070. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos