Construindo a subjetividade política: contribuições para pensar a universidade como espaço de formação
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1011Palavras-chave:
Universidade pública. Sujeito político. Educação política.Resumo
Neste artigo, exploramos o conceito de sujeito político, abordando os aportes dos sujeitos que atuam nos espaços de formação universidade e movimento social. Discutimos esses aportes com referências teóricas que objetivam dar uma maior densidade à ideia de subjetividade política democrática. Para tanto, destacamos a importância da universidade pública como espaço de formação política e construção de cidadania. Utilizamos como fontes de dados o conteúdo das falas de estudantes e egressos engajados em movimentos sociais. Concluímos que as experiências vividas em espaços de formação produzem, através da reflexão coletiva, uma compreensão do espaço social que possibilita transformá-lo pela ação. A formação política experienciada no deslocamento entre movimento social e universidade potencializa os sujeitos que reivindicam direitos a partir de lutas comuns, desenvolvendo o espaço público como expressão de um sujeito político potente.
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