Construindo a subjetividade política: contribuições para pensar a universidade como espaço de formação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1011

Palabras clave:

Universidade pública. Sujeito político. Educação política.

Resumen

Neste artigo, exploramos o conceito de sujeito político, abordando os aportes dos sujeitos que atuam nos espaços de formação universidade e movimento social. Discutimos esses aportes com referências teóricas que objetivam dar uma maior densidade à ideia de subjetividade política democrática. Para tanto, destacamos a importância da universidade pública como espaço de formação política e construção de cidadania. Utilizamos como fontes de dados o conteúdo das falas de estudantes e egressos engajados em movimentos sociais. Concluímos que as experiências vividas em espaços de formação produzem, através da reflexão coletiva, uma compreensão do espaço social que possibilita transformá-lo pela ação. A formação política experienciada no deslocamento entre movimento social e universidade potencializa os sujeitos que reivindicam direitos a partir de lutas comuns, desenvolvendo o espaço público como expressão de um sujeito político potente.

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Biografía del autor/a

Claudete Lampert Gruginskie, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Técnica em Assuntos Educacionais na Secretaria de Avaliação Institucional. Mestre em Educação.

Maria Elly Herz Genro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação. Professora Associada do Departamento de Estudos Básicos. Doutora em Educação.

Bernardo Sfredo Miorando, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

2018-12-30

Cómo citar

GRUGINSKIE, C. L.; GENRO, M. E. H.; SFREDO MIORANDO, B. Construindo a subjetividade política: contribuições para pensar a universidade como espaço de formação. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 734–749, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1011. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7078. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos