Narrativas de professores sobre avaliação

como avaliar o estudante sem reduzi-lo a números finais?

Palavras-chave: Avaliação. Narrativas. Formação Docente.

Resumo

A avaliação em sala de aula é um componente intrínseco ao processo de ensino e aprendizagem, não podendo ser dissociado ou ignorado. É um aspecto controverso, pois depende da concepção que cada docente carrega, relacionado à sua concepção de educação. Objetiva-se neste artigo analisar como professores de diferentes áreas do conhecimento cursando uma segunda licenciatura, em pedagogia, compreendem o processo avaliativo no âmbito da sala de aula. Para isso, adensamos as narrativas de 18 professores em quatro grupos: Avaliação como processo no dia- a dia de sala de aula; Avaliação como possibilidade de reflexão da ação docente; Diferentes estratégias de avaliação; e Avaliação Qualitativa versus Quantitativa. Constatou-se que os professores concebem a avaliação como processo contínuo, considerando que é necessário amparar-se em conhecimentos teóricos incorporados na prática, pois só assim será possível efetuar a difícil tarefa de avaliar de forma inclusiva, participativa e emancipadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Melo da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática PUCRS. Mestra em Educação em Ciências e Matemática PUCRS. Licenciada em Química e Pedagogia.

Mônica da Silva Gallon, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia  - UFRB. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática - PPGEM/UESC.

Publicado
2019-12-29
Como Citar
Silva, C. M. da, Gallon, M. da S., & Madruga, Z. E. de F. (2019). Narrativas de professores sobre avaliação: como avaliar o estudante sem reduzi-lo a números finais? . Educação Em Perspectiva, 10, e019037. https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i.7105