A formação continuada de professores a partir de três perspectivas
o senso comum pedagógico, pacotes formativos e a práxis pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i.7121Palavras-chave:
Formação continuada, Possibilidades, DesafiosResumo
O presente estudo é desenvolvido a partir de uma abordagem analítico bibliográfica sobre três enfoques, amplamente estudados por Benincá (2002), que podem orientar a formação continuada de professores: o processo informal e espontâneo, a busca por cursos de formação continuada e o método da práxis pedagógica, caracterizado pela autoformação e formação coletiva. O objetivo é analisar como cada uma dessas modalidades formativas compreende a prática pedagógica do professor e se coloca como possibilidade de qualificar o exercício da profissão docente. Como suporte para o nosso enfoque investigativo, utilizaremos principalmente os estudos de Benincá (2002), Bachelard (1996; 2001) e Fávero e Tonieto (2010). Entendemos que a melhor compreensão dessas possibilidades de formação continuada pode oferecer aos professores possibilidades de qualificar as práticas docentes e de prospectar novas e melhores políticas para esta finalidade.
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