Outro reencontro com a Pedagogia do Oprimido e a Pedagogia da Esperança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1108

Palavras-chave:

Incompletude. Esperança. Inédito Viável. Politicidade da Educação.

Resumo

Foi admitindo como hipótese uma significativa presença estruturante (mas, evidentemente, não única), na “Pedagogia da Esperança”, dos conceitos de “incompletude” e de “inédito viável” que se decidiu organizar o presente texto em quatro partes: uma primeira em que se descreverão alguns acontecimentos relativos ao enquadramento sociopolítico e econômico do Mundo e do Brasil, acontecimentos esses que poderão ter influenciado gênese e conteúdo desta obra; uma segunda, em que se abordarão, brevemente, alguns aspectos da relação entre o autor e a sua obra; um terceiro em que se propõe um olhar, que se vai tornando cada vez mais deslumbrado, de leitura da “Pedagogia da Esperança”. Finalmente ir-se-ão adiantar possíveis explicações de razões que terão levado Freire a escolher, este período, para análise, e porquê, naquele contexto sociopolítico, tão complexo e mesmo hostil, ele terá eleito a “esperança” como tema de reflexão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Cortesão, Instituto Paulo Freire Portugal

Professora Emérita da Universidade do Porto.  Investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da FPCEUP.

Referências

CORTESÃO, Luiza. Freire working in and from Europe. In TORRES, Carlos Alberto (Ed.). Wiley Handbook on Paulo Freire. John Wiley & Sons. 2018 (no prelo).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Porto: Afrontamento, s/d.

GADOTTI, Moacir; DUQUE-ESTRADA, Maria Inês. Paulo Freire (1921-1997). Portal de Divulgação científica e tecnológica. 1997. Disponível em: <http://www.canalciencia.ibict.br/notaveis/livros/paulo_freire_36.html>. Acesso em: 16 abr. 2018.

O’CADIZ, Maria del Pilar; WONG, Pia Lindquist; TORRES, Carlos Alberto. Education and Democracy: Paulo Freire, Social Movements and Education Reform. Chicago: Westview Press, 1998.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

CORTESÃO, L. Outro reencontro com a Pedagogia do Oprimido e a Pedagogia da Esperança. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 553–563, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1108. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7156. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê