Outro reencontro com a Pedagogia do Oprimido e a Pedagogia da Esperança
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1108Palabras clave:
Incompletude. Esperança. Inédito Viável. Politicidade da Educação.Resumen
Foi admitindo como hipótese uma significativa presença estruturante (mas, evidentemente, não única), na “Pedagogia da Esperança”, dos conceitos de “incompletude” e de “inédito viável” que se decidiu organizar o presente texto em quatro partes: uma primeira em que se descreverão alguns acontecimentos relativos ao enquadramento sociopolítico e econômico do Mundo e do Brasil, acontecimentos esses que poderão ter influenciado gênese e conteúdo desta obra; uma segunda, em que se abordarão, brevemente, alguns aspectos da relação entre o autor e a sua obra; um terceiro em que se propõe um olhar, que se vai tornando cada vez mais deslumbrado, de leitura da “Pedagogia da Esperança”. Finalmente ir-se-ão adiantar possíveis explicações de razões que terão levado Freire a escolher, este período, para análise, e porquê, naquele contexto sociopolítico, tão complexo e mesmo hostil, ele terá eleito a “esperança” como tema de reflexão.
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Citas
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