Ontologia, epistemologia e axiologia em Pedagogia do Oprimido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1109

Palavras-chave:

Ontologia do Ser Social. Práxis Educativa. Emancipação. Conscientização.

Resumo

O ensaio tem por objetivo explicitar os fundamentos ontológicos do pensamento educacional de Paulo Freire. Defende a presença desses fundamentos, apesar da prevalência de uma maior ênfase em sua obra na prática educativa concreta, frente à exigência posta aos educadores de responderem às demandas urgentes e imediatas da educação. Argumenta então que a proposta de uma educação como prática da liberdade tem como pressupostos uma démarche epistemológica, a demanda da conscientização, e uma fundamentação onto-antropológica, a condição existencial do ser humano como ente histórico e social, instado a se auto-constituir, no vir-a-ser, como sujeito autônomo, emancipado, ser pessoal em busca de sua plenitude ontológica nas condições ônticas de sua contingência e finitude.

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Biografia do Autor

Adriano Salmar Nogueira e Taveira, Universidade Nove de Julho

Doutor em Educação pela PUC-SP. Professor-pesquisador da Universidade Nove de Julho.

Antônio Joaquim Severino, Universidade Nove de Julho

Doutor em Filosofia pela PUCSP. Docente pesquisador  da Universidade Nove de Julho.

Natatcha Priscilla Romão, Universidade Nove de Julho de São Paulo

Doutoranda no Programa de Pós-graduação da Universidade Nove de Julho de São Paulo.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

TAVEIRA, A. S. N. e; SEVERINO, A. J.; ROMÃO, N. P. Ontologia, epistemologia e axiologia em Pedagogia do Oprimido. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 538–552, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1109. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7157. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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