Ontologia, epistemologia e axiologia em Pedagogia do Oprimido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1109

Palavras-chave:

Ontologia do Ser Social. Práxis Educativa. Emancipação. Conscientização.

Resumo

O ensaio tem por objetivo explicitar os fundamentos ontológicos do pensamento educacional de Paulo Freire. Defende a presença desses fundamentos, apesar da prevalência de uma maior ênfase em sua obra na prática educativa concreta, frente à exigência posta aos educadores de responderem às demandas urgentes e imediatas da educação. Argumenta então que a proposta de uma educação como prática da liberdade tem como pressupostos uma démarche epistemológica, a demanda da conscientização, e uma fundamentação onto-antropológica, a condição existencial do ser humano como ente histórico e social, instado a se auto-constituir, no vir-a-ser, como sujeito autônomo, emancipado, ser pessoal em busca de sua plenitude ontológica nas condições ônticas de sua contingência e finitude.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Salmar Nogueira e Taveira, Universidade Nove de Julho

Doutor em Educação pela PUC-SP. Professor-pesquisador da Universidade Nove de Julho.

Antônio Joaquim Severino, Universidade Nove de Julho

Doutor em Filosofia pela PUCSP. Docente pesquisador  da Universidade Nove de Julho.

Natatcha Priscilla Romão, Universidade Nove de Julho de São Paulo

Doutoranda no Programa de Pós-graduação da Universidade Nove de Julho de São Paulo.

Referências

ADA, Alma Flor. Ser para os outros e ser para si mesmo. In: GADOTTI, Moacir (Org.). Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire; Brasília: Unesco, 1996. P. 371.

FIORI. Ernani Maria. Prefácio. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. P. 11-30.

FIORI. Ernani Maria. Prefácio. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 54 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. P. 11-30.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GADOTTI, Moacir. Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire; Brasília: Unesco, 1996.

JANNUZZI, Gilberta Martino. Confronto pedagógico: Paulo Freire e Mobral. São Paulo: Cortez, 1979.

JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. 5 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

MAFRA, Jason Ferreira; CAMACHO, Carlos Mário Paes. Paulo Freire e o materialismo histórico: um estudo de “extensão ou comunicação”?. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 19, n. 41, p. 118-136, maio/ago. 2017.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. 7 ed. Tradução José Carlos Bruni e Marco Aurélio Nogueira, São Paulo: Hucitec, 1989.

PITANO, Sandro de Castro; NOAL, Rosa Elena. Dimensionando o diálogo no pensamento de Paulo Freire. In: STRECK, Danilo Romeu et al. (Orgs.). Leituras de Paulo Freire: contribuições para o debate pedagógico contemporâneo. Brasília: Liber Livro; Oikos, 2010. P. 111-127.

PIZZI, Jovino. Mundo da vida e educação: o sentido das experiências cotidianas. In: STRECK, Danilo Romeu et al. (Orgs.). Leituras de Paulo Freire: contribuições para o debate pedagógico contemporâneo. Brasília: Liber Livro; Oikos, 2010. P. 93-109.

ROMÃO, José Eustáquio. Paulo Freire: ontologia e ensino. In: PERINELLI NETO, Humberto (Org.). Ensino & teoria: diálogos entre epistemologia e ontologia. 2018 [No prelo].

ROMÃO, José Eustáquio. Contextualização: Paulo Freire e o Pacto Populista. In: ROMÃO, José Eustáquio (Org.). Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez/IPF, 2001. P. 13-48.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho d’Água, 2001.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

TAVEIRA, A. S. N. e; SEVERINO, A. J.; ROMÃO, N. P. Ontologia, epistemologia e axiologia em Pedagogia do Oprimido. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 538–552, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1109. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7157. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)