Ontologia, epistemologia e axiologia em Pedagogia do Oprimido
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1109Palavras-chave:
Ontologia do Ser Social. Práxis Educativa. Emancipação. Conscientização.Resumo
O ensaio tem por objetivo explicitar os fundamentos ontológicos do pensamento educacional de Paulo Freire. Defende a presença desses fundamentos, apesar da prevalência de uma maior ênfase em sua obra na prática educativa concreta, frente à exigência posta aos educadores de responderem às demandas urgentes e imediatas da educação. Argumenta então que a proposta de uma educação como prática da liberdade tem como pressupostos uma démarche epistemológica, a demanda da conscientização, e uma fundamentação onto-antropológica, a condição existencial do ser humano como ente histórico e social, instado a se auto-constituir, no vir-a-ser, como sujeito autônomo, emancipado, ser pessoal em busca de sua plenitude ontológica nas condições ônticas de sua contingência e finitude.
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