Pesquisa narrativa

reflexões sobre produções dos últimos 14 anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8403

Palavras-chave:

Pesquisa narrativa, Desenvolvimento profissional, Espaço tridimensional

Resumo

Apresenta-se, neste artigo, os resultados de uma pesquisa de natureza bibliográfica, cuja metodologia envolveu um levantamento no portal de periódicos da CAPES. Este estudo configura-se como uma das etapas de pesquisa de doutorado da autora principal deste texto e buscou levantar dados pertinentes ao uso das narrativas como método e como fenômeno, considerando os trabalhos que apresentaram resultados de investigações a partir da metodologia de pesquisa narrativa, com base nos autores Connelly e Clandinin. A pesquisa foi realizada entre os meses de dezembro de 2018 e março de 2019. Os dados foram organizados considerando o descritor: Pesquisa Narrativa, as datas de publicação e a metodologia apresentada. A partir do tratamento dos dados, são discutidos alguns termos que compõem o arcabouço dessa metodologia como Experiência, Espaço Tridimensional, Pessoas e o lugar da teoria na pesquisa, termos estes que se aproximam do interesse dos autores deste texto.

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Biografia do Autor

Deusodete Rita da Silva Aimi, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia. Atualmente é professora do curso de Pedagogia da Faculdade Santo André, pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso.

Filomena Maria de Arruda Monteiro, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora e Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc).

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Publicado

2020-08-12

Como Citar

AIMI, D. R. da S.; MONTEIRO, F. M. de A. . Pesquisa narrativa: reflexões sobre produções dos últimos 14 anos. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020018, 2020. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8403. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8403. Acesso em: 19 dez. 2024.