História de vida e formação de professores

uma pesquisa do tipo estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8513

Palavras-chave:

História de vida, Formação de professores, (Auto)biografia

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo Estado da Arte sobre História de Vida e Formação de Professores. A investigação tem o objetivo de mapear e analisar as histórias de vida em relação à formação dos professores a partir das considerações finais das teses e dissertações, durante o período de 2013 a 2018, com vistas a compreender o que essas pesquisas têm revelado. Por meio da análise de dados foi possível identificar, a partir das 47 pesquisas selecionadas, que a metodologia História de Vida permite ao profissional investigado uma reflexão mais aprofundada sobre a sua formação e a importância do papel do outro no desenvolvimento profissional docente. Os resultados revelaram também que falar de si, narrar a própria história para si e para o outro, constituem um processo formativo de grande valia para o professor sobre a sua identidade docente.

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Biografia do Autor

Nayara Cristina Bagatin Corrêa, Universidade Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná - UFPR. 

Jacques de Lima Ferreira, Universidade Federal do Paraná

Pós-Doutor pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal, Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) da Universidade Federal do Paraná. 

Brígida Karina Liechocki, Universidade Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná - UFPR. 

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

CORRÊA, N. C. B.; FERREIRA, J. de L. .; LIECHOCKI, B. K. História de vida e formação de professores: uma pesquisa do tipo estado da arte. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020024, 2020. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8513. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8513. Acesso em: 22 dez. 2024.