Políticas educacionais e a geração “Nem Nem”

uma análise a partir da Nova Gestão Pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i..8521

Palavras-chave:

Políticas educacionais para a juventude, Geração "Nem Nem", Nova Gestão Pública

Resumo

O texto tem como objetivo discutir a relação entre políticas educacionais e o protagonismo juvenil no âmbito da geração denominada de “Nem Nem” no contexto da Nova Gestão Pública, a fim de identificar a influência da corrente neoliberal do novo gerencialismo nas proposições para a atuação do jovem no mercado de trabalho. Trata-se de um estudo exploratório, no qual os resultados apontaram que os jovens representam um dos segmentos mais afetados pelas transformações sociais e, principalmente, econômicas pós o ano de 2000. O empoderamento do jovem e o enfoque na educação têm configurado uma das principais preocupações do bloco no poder, atribuindo-lhes um valor superestimado na amenização das desigualdades sociais, regulação da pobreza, diminuição do analfabetismo e promoção do desenvolvimento econômico e social.

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Biografia do Autor

Thaís Godoi Souza, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do curso de Educação UEM/CRV. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq).

Maria Eunice França Volsi, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professora Adjunta Tide, da Universidade Estadual de Maringá no Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política Educacional, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq).  

Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP/UEM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq). 

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Publicado

2020-10-20

Como Citar

SOUZA, T. G.; VOLSI, M. E. F.; MOREIRA, J. A. da S. Políticas educacionais e a geração “Nem Nem”: uma análise a partir da Nova Gestão Pública. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020027, 2020. DOI: 10.22294/eduperppgeufv.v11i.8521. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8521. Acesso em: 29 mar. 2024.