O tema sexualidade humana nos livros didáticos de Biologia mais distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático 2015
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i..8726Palavras-chave:
Sexualidade, Educação sexual, Livro didático, Ensino de Biologia.Resumo
A restrição da abordagem do tema sexualidade nas escolas e no livro didático pode ser problemática, visto que ao não se debater sobre conteúdos relativos à sexualidade humana, dúvidas importantes sobre a saúde no que diz respeito ao âmbito sexual, podem não ser esclarecidas. Ao não se debater sobre as questões sociais da sexualidade humana, preconceitos e discriminações, contra homossexuais, podem ser gerados. O objetivo desse estudo foi investigar como as duas coleções de livros didáticos de Biologia mais distribuídas no Brasil no ano de 2015, pelo PNLD, abordam o tema, além de verificar nas coleções dos mesmos autores no ano de 2018. Foi utilizada a análise de conteúdo para analisar as quatro coleções. Foi verificado que a linguagem presente nos textos dos livros didáticos ainda apresenta um padrão heteronormativo, não abordando a diversidade da sexualidade humana, focando principalmente na sexualidade como sinônimo e forma de reprodução. Assim a discussão dos temas de sexualidade dentro da sala de aula deveria abranger mais tópicos dentro do conteúdo, a fim de aprofundar a discussão e poder então cumprir o critério de construção de uma sociedade democrática. Espera-se que esse estudo contribua para a desmistificação dos tabus que envolvem a sexualidade humana; bem como que auxilie na elaboração de livros didáticos com um olhar mais social do tema sexualidade, com o intuito de desconstruir preconceitos de gênero e orientação sexual.
Downloads
Referências
ALTMANN, Helena. Orientação sexual nos parâmetros curriculares. Revista Estudos Feministas. Santa Catarina, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104026X2001000200014&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 24 jul. 2019.
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia em Contexto 1ª ed. – São Paulo: Moderna, 2013.
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia Moderna 1ª ed. – São Paulo: Moderna, 2016.
ANJOS, Roberta Oliveira dos. Construção de gênero e de sexualidade no livro didático de Biologia. Porto Alegre: UFRGS, 2013. 43f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso). Instituto de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/96792 . Acesso em: 22 jul. 2019.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 1a ed. São Paulo: Edições 70, 1977.
BERALDO, Flávia Nunes de Moraes. Sexualidade e escola: espaço de intervenção. Psicologia Escolar e Educacional (Impr), Campinas, v. 7, p. 103-15, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572003000100012
Acesso em: 23 jul. 2019.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. 1993. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, University of São Paulo, São Paulo, 1993. doi:10.11606/T.8.2019.tde-28062019-175122. Acesso em: 2019-09-25.
BORRILLO, Daniel. L’homophobie. Paris: Presses Universitaires de France. 2000.
BUTLER, Judith. Regulações de gênero. Cadernos Pagu 42: Antropologia, Gênero e Sexualidade no Brasil: Balanço e Perspectivas p. 249-274, 2014. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8645122 Acesso em: 27 set. 2019.
BRASIL. Guia de Livros didáticos: PNLD 2012. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2011.
BRASIL. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2015 Ensino Médio: Biologia. Brasília: MEC, 2014.
BRASIL. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2018 Ensino Médio: Biologia. Brasília: MEC, 2017.
CANO, Maria Aparecida Tedeschi; FERRIANI, Maria das Graças Carvalho; GOMES, Romeu. Sexualidade na adolescência: um estudo bibliográfico. Revista Latino - Americana, v. 8, n. 2, p. 18-24, Ribeirão Preto, 2000.
DINIZ, Débora; PEREIRA, Lucélia Luiz. Educação sexual para adolescentes: um estudo sobre as moralidades dos aconselhadores. SER Social, Brasília, n. 10, p. 225-250, 2010. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8203 Acesso em: 24 jul. 2019.
FURLANI, J. Educação sexual na sala de aula: relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
GONÇALVES, Eliane; PINTO, Joana Plaza e BORGES, Lenise SANTANA. Imagens que falam, silêncios que organizam: sexualidade e marcas de homofobia em livros didáticos brasileiros. Currículo sem Fronteiras, v. 13, n. 2, p. 35- 61, Jan./Abr 2013. Dsiponível em: http://transasdocorpo.org.br/index.php/artigos/imagens-que-falam-silencios-que-organizam-sexualidade-e-marcas-de-homofobia-em-livros-didaticos-br/ Acesso em: 22 jul. 2019.
IMPERATORI, Thaís; LIONÇO, Tatiana; DINIZ, Débora; SANTOS, Wederson. Qual diversidade sexual dos livros didáticos brasileiros? UnB/ANIS. Brasília, 2008. Disponível em: http://fazendogenero.ufsc.br/8/sts/ST40/Imperatori-Lionco-Diniz-Santos_40.pdf . Acesso em: 24 jul. 2019.
LINHARES, Sérgio; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia Hoje 2ª ed. – São Paulo: Ática, 2013.
LINHARES, Sérgio; GEWANDSZNAJDER, Fernando; PACCA, Helena. Biologia Hoje 3ª ed. – São Paulo: Ática, 2016.
LOURO, Guacira Lopes O Corpo Educado: Pedagogias da sexualidade. 2a ed. 176p, Autêntica: Belo Horizonte, 2000.
MACEDO, Senei da Rocha Henrique et al. Adolescência e sexualidade: scripts sexuais a partir das representações sociais. Revista Brasileira de Enfermagem, p. 103-109. Brasília, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000100016 Acesso em: 24 jul. 2019.
MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi. Conceito amplo de sexualidade no processo de educação social. Psicopedagogia (Online), v. 1, 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/125065 . Acesso em 23 jul.2019.
MALTA, de Carvalho Elma; MARTINS, Magaiva Rocha; ALMEIDA, e Fatima Maria. Avaliação do conhecimento dos adolescentes sobre infecções sexualmente transmissíveis. Revista de Enfermagem da UFPE On Line, v. 7, n. 12, p. 7042-7047, 2013. Disponível em: file:///Users/anajuliapedreira/Downloads/12374-30107-1-PB.pdf Acesso em: 12 jul. 2019.
MARTINS, Eliecília de Fátima; HOFFMANN, Zara. Os papéis de gênero nos livros didáticos de Ciências. Revista Ensaio, v. 9. n. 01, p. 132-151. Belo Horizonte, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v9n1/1983-2117-epec-9-01-00132.pdf Acesso em: 24 jul. 2019.
RIBEIRO, Paulo Renes Marcal. Educação sexual além da informação. São Paulo: EPU, 1990.
ROHDEN, Fabíola. Ginecologia, gênero e sexualidade na ciência do século XIX. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 8, n. 17, p. 101-125. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832002000100006
Acesso em: 14 jul. 2019.
SALTON, Aguinaldo. Livros didáticos de Biologia: corpo, gênero e sexualidade. UFPR, 2016. Monografia (Especialização em Gênero e Diversidade na Escola). Universidade Federal do Paraná, Itajaí, 2016. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/51785 . Acesso em: 20 jul. 2019.
SILVA, Ariana Kelly Leandra Silva da. Diversidade sexual e de gênero: a construção do sujeito social. Revista do NUFEN. São Paulo, v. 5, n. 1, p. 12-15, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-25912013000100003 Acesso em: 20 jul. 2019.
SOUZA, Solange Lemes.; COAN, Cherlei Marcia Abordagem da sexualidade humana em livros didáticos de Biologia. III Simpósio Internacional de Educação Sexual, Maringá, 2013. Disponível em: http://www.sies.uem.br/anais/pdf/educacao_sexual_escolar/4-17.pdf
Acesso em: 18 jul. 2019.
TEMP, Daiana Sonego et al. Desenvolvimento do Tema Aborto em Escola Pública: uma experiência através de atividades lúdicas. Revista Ensino de Ciências , Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 68-88, jan. 2013. Disponível em: http://www.bibliotekevirtual.org/index.php/2013-02-07-03-02-35/2013-02-07-03-03-11/959-ensinodeciencias/v04n01/8794-desenvolvimento-do-tema-aborto-em-escola-publica-uma-experiencia-atraves-de-atividades-ludicas.html. Acesso em: 21 jul. 2019.
TEIXEIRA, Camila Sabino; ARAÚJO, Tavares Sandra Cleide.; SOUZA, Duarte Edna Sexualidade e Educação Sexual: a produção científica brasileira e a conceituação básica adotada. IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG, Anápolis, 2017. Dsiponível em: file:///Users/anajuliapedreira/Downloads/10004-Texto%20do%20artigo-29776-1-10-20180221%20(1).pdf Acesso em: 24 jul. 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Educação em Perspectiva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.