Dificuldades e resistências às tarefas de escrita
experiências de estudantes brasileiros em intercâmbio internacional
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i..8911Palavras-chave:
Relação com a escrita. Letramentos acadêmicos. Ciências sem fronteiras.Resumo
Analiso entrevistas semiestruturadas com nove estudantes de engenharia e ciências da computação do Programa Ciências sem Fronteiras na Universidade da Califórnia em Santa Bárbara – Estados Unidos (UCSB) entre 2015 a 2016, para compreender dificuldades e resistências na relação com a escrita. Eles supostamente apresentam essas dificuldades e resistências por pertencerem a áreas disciplinares em que o cálculo é práxis predominante e por se encontrarem comumente dissociados da prática da escrita interativa. Os resultados mostram que as dificuldades e resistências dos estudantes residem basicamente na carência de situações didáticas, à exemplo das vivenciadas na UCSB, oportunizando uma legítima atividade intelectual (metacognitiva e metalinguística) e que desenvolvam seus letramentos sociais, em especial os que são típicos do meio acadêmico.
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