Dificuldades e resistências às tarefas de escrita

experiências de estudantes brasileiros em intercâmbio internacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i00.8911

Palavras-chave:

Relação com a escrita, Letramentos acadêmicos, Ciências sem Fronteiras

Resumo

Analiso entrevistas semiestruturadas com nove estudantes de Engenharia e Ciências da Computação do Programa Ciências sem Fronteiras, na Universidade da Califórnia em Santa Bárbara – Estados Unidos (UCSB), entre 2015 a 2016, para compreender dificuldades e resistências na relação com a escrita. Eles supostamente apresentam essas dificuldades e resistências por pertencerem à áreas disciplinares em que o cálculo é práxis predominante e por se encontrarem comumente dissociados da prática da escrita interativa. Os resultados mostram que as dificuldades e resistências dos estudantes residem basicamente na carência de situações didáticas, a exemplo das vivenciadas na UCSB, oportunizando uma legítima atividade intelectual (metacognitiva e metalinguística) e que desenvolvam seus letramentos sociais, em especial, os que são típicos do meio acadêmico.

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Biografia do Autor

Messias Dieb, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFC, onde coordena o Grupo de Pesquisa γραφή (grafí) - Laboratório de Estudos da Escrita.  

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Publicado

2020-12-02

Como Citar

DIEB, M. Dificuldades e resistências às tarefas de escrita: experiências de estudantes brasileiros em intercâmbio internacional. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020039, 2020. DOI: 10.22294/eduperppgeufv.v11i00.8911. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8911. Acesso em: 19 dez. 2024.