A atuação do gestor escolar no enfrentamento da evasão no ensino médio da rede estadual paulista
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v12i00.8914Palavras-chave:
Gestão da educação, Ensino Médio, Evasão escolarResumo
Este artigo objetiva analisar as ações de gestores de escolas públicas da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEDUC-SP) para enfrentar os altos índices de evasão escolar apontados no Ensino Médio, visto que as práticas e as decisões desses profissionais podem gerar repercussões significativas na trajetória dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio de entrevistas com diretores de sete escolas públicas da SEDUC-SP. Os depoimentos dos diretores foram analisados e interpretados na perspectiva da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin e à luz da literatura que discorre sobre o assunto. Os resultados mostram que, dentre outros elementos, o ingresso precoce do aluno no mercado de trabalho é o principal motivo da evasão escolar no Ensino Médio; contudo, a atuação dos gestores escolares tem sido fundamental para reduzir os altos índices de evasão escolar.
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