Representações sociais de discentes do curso de Engenharia de Alimentos sobre a relação professor-estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v12i01.9758

Palavras-chave:

Representação Social, Ensino-aprendizagem, Relação professor-estudantes

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, cujo objetivo geral foi compreender os sentidos atribuídos por estudantes para a relação professor-estudantes, e o objetivo específico visava destacar a organização do conteúdo das representações de relação professor-estudantes. Na produção de dados, aplicamos um questionário a 53 estudantes do Curso de Engenharia de Alimentos com a Técnica Associação Livre de Palavras. Na análise dos dados usamos operações estatísticas simples, as quais ajudaram a organizar a estrutura das representações dos sujeitos. Os resultados apontam que para alguns estudantes, a relação professor-estudantes tem sentido de amizade, respeito, compreensão, empatia, ao passo que para outros têm sentido de distanciamento, hierarquia, dificuldade, o que nos faz concluir que tais representações discrepantes são produtos histórico-sociais relacionados às práticas dos indivíduos, que podem influenciar diretamente o processo de aprendizagem dos graduandos.  

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Biografia do Autor

Marinalva Lopes Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pós- doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora Plena do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS.

Alexsandra de Santana Soares Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Especialista em Supervisão Escolar e Psicopedagogia. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

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Publicado

2023-11-30

Como Citar

RIBEIRO, M. L.; SILVA, A. de S. S. Representações sociais de discentes do curso de Engenharia de Alimentos sobre a relação professor-estudantes. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 12, p. e021014, 2023. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v12i01.9758. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/9758. Acesso em: 21 dez. 2024.