Autoridade e liberdade no “mundo da escola”: reflexões a partir da filosofia de Paulo Freire

Authors

  • Sandro de Castro Pitano Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i1.354

Keywords:

autonomia, autoridade, liberdade

Abstract

Nesta reflexão, investigamos a relação entre autoridade e liberdade, mediada e viabilizada, na escola, pela autonomia, compreendida como um processo de vir-a-ser. Salientamos os fundamentos da autoridade legítima, conforme Freire, que possibilita a instalação de condições para a construção da autonomia séria, competente e comprometida. A autoridade, neste sentido, tem a indispensável presença na formação dos educandos para a autonomia. O trabalho desenvolve um refinamento conceitual a partir das matrizes filosóficas historicamente incorporadas no pensamento freireano em torno da autoridade e da liberdade. A dimensão da autonomia é uma discussão que se impõe, ao ser considerada a meta no processo educativo. Trata-se de uma construção que precisa estar centrada em experiências estimuladoras da decisão e da responsabilidade, respeitosas da liberdade de cada um e de todos. Partindo da tese freireana de que a liberdade sem limite é tão negada quanto a liberdade asfixiada ou castrada, defendemos o conceito de autonomia como mediação necessária no processo de relacionamento em que tanto autoridade como liberdade precisam coexistir: o processo educacional. Assim, a busca da autonomia está diretamente relacionada à condição de possibilidade de realização tanto da necessidade quanto da liberdade, dimensões, respectivamente, histórica e ontológica, constituidoras do humano.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sandro de Castro Pitano, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação, professor do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas-UFPel.

Published

2014-07-15

How to Cite

PITANO, S. de C. Autoridade e liberdade no “mundo da escola”: reflexões a partir da filosofia de Paulo Freire. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 5, n. 1, 2014. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i1.354. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6594. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos