A relação da escolarização e os efeitos para a escolha do projeto de vida de estudantes surdos
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.6891Keywords:
Escolarização de surdos. Projeto de vida. Representações sociais.Abstract
O estudo tem como objetivo apreender a relação da escolarização e os efeitos para a escolha do projeto de vida de estudantes Surdos. A fundamentação teórica está embasada na Teoria das Representações Sociais (RS) de abordagem dimensional. Tem-se como metodologia a abordagem descritiva - analítica com a utilização da técnica de associação livre de palavras. Os dados foram analisados a partir da associação entre fatores que se relacionam para se chegar as RS. Os resultados apontam que os projetos de vida dos estudantes Surdos se estruturam a partir da construção histórica de suas vivências no âmbito escolar, principalmente às relacionadas na educação básica. Esse processo ajudou os alunos Surdos a ter conhecimento, enfrentar desafios, se desenvolver e descobrir seus interesses. As correlações que assinalam a escolarização foram apontadas por representações de situações de exclusão, a descoberta da Língua de Sinais como opção para o seu desenvolvimento escolar e a escolha da faculdade.
Downloads
References
ABRIC, Jean Claude. Abordagem estrutural das representações sociais. In. MOREIRA, Antonia Silva Paredes; OLIVEIRA, Denize Cristina de (org.). Estudos Interdisciplinares de Representação Social. Goiânia, Go: AB Editora, 1998. p. 27-38.
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Representações Sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Revista múltiplas leituras, v.1, n. 1, p. 18-43, jan./jun. 2008.
BOTELHO, Paula. Linguagem e letramento na educação dos Surdos: ideologias e práticas pedagógicas. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
BRASIL. Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamente a Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei n. 10.092, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, DF: Presidência da República, 2005.
BRASIL. Censo Demográfico 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2010. Disponível em: https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default.shtm. Acesso em: 20 set. 2016.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo. Atendimento Educacional Especializado: Pessoa com Surdez. Brasília/DF: SEESP/SEED/MEC, 2007.
DOISE, Willem. Representations et relations entre groupes. In.: MOSCOVICI, Serge. Introctucion à la Psychologie Sociale. Paris: Larousse, 1995.
EDRAW MIND MAP. Programa computacional. Hong Kong, 2004. Disponível em: www.edrawsoft.com. Acesso: 10 jan. 2013.
FERNANDES, Eulália; CORREIA, Claudio Manoel de Carvalho. Bilinguismo e Surdez: A evolução dos conceitos no domínio da Linguagem. In.: FERNANDES, Eulália (org.). Surdez e bilinguismo. Porto Alegre: Mediação, 2010. p. 7-25.
GOLDFELD, Marcia. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio-interacionista. 5. ed. São Paulo: Plexus Editora, 2002.
GONÇALVES, Arlete Marinho. Sinais de escolarização e as repercussões nos projetos de vida: Representações Sociais de universitários Surdos. 2016. 253 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Belém-PA, 2016.
GONÇALVES, Arlete Marinho; LOBATO, Huber Kliner Guedes; NASCIMENTO, Ivany Pinto. Quero ser professor de libras e ajudar os surdos”: Representações Sociais de jovens surdos. Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, UFSCAR, 2014. Disponível em: https://proceedings.science/cbee6/trabalhos#q=arlete&p=0. Acesso em: 20 set. 2016.
HERMANN, Walther; BOVO, Viviani. Mapas mentais: enriquecendo inteligências. São Paulo: IDPH, 2005.
JODELET, Denise. Representação Sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise. As Representações Sociais. Tradução Lilian Ulup. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001. p. 17-44.
MARKOVÁ, Ivana. Dialogicidade e Representações Sociais: as dinâmicas da mente. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais. Investigações em psicologia social. 8 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
MOSCOVICI, Serge. A psicanálise, sua imagem e seu público. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
NASCIMENTO, Ivany Pinto. Projeto de vida de adolescentes do ensino médio: um estudo psicossocial sobre suas representações. Imaginário, São Paulo, v. 12, n. 12, jun. 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-666X2006000100004. Acesso em: 08 set. 2012.
NÓBREGA, Sheva Maia da; COUTINHO, Maria da Penha de Lima. O teste de associação livre de palavras. In.: COUTINHO, Maria da Penha de Lima et al (org.). Representações sociais: Abordagem interdisciplinar. João pessoa: UFPB, 2003. p. 67-77.
SCALON, Celi. Desigualdade, pobreza e políticas públicas: Notas para um debate. Contemporânea, n. 1 p. 49-68, jan./jun. 2011.
SPINK, Maria Jane Paris. Desvendando as Teorias Implícitas: uma Metodologia de Análise das Representações Sociais. In: GUARESCHI, Pedrinho; JOVCHELOVITCH, Sandra (org.). Textos em Representações Sociais. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. p. 117-148.
VALENTINI, Carla Beatris; BISOL, Claudia Alquati. Inclusão no ensino Superior: especificidades da prática docente com estudantes surdos. Caxias do Sul. RS: EDUCS, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.