Festividades cívico-patrióticas na formação da juventude brasileira nas cidades fronteiriças de Porto União (SC) e União da Vitória (PR) em 1941

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i.7111

Palavras-chave:

Desfiles, Festividades cívico-patrióticas, Juventude, Infância, Estado Novo

Resumo

Neste artigo analisamos o papel de festividades e desfiles cívicos na formação da juventude nas cidades fronteiriças de União da Vitória (PR) e Porto União (SC), a partir do Decreto-Lei nº 2072, de 8 de março de 1940, que institui e fixa bases para a educação cívica, moral e física para crianças e jovens matriculados em estabelecimentos de ensino. Para isso, utilizamos fotografias localizadas no Arquivo Público de Florianópolis e notícias publicadas pelo periódico “O Comércio”, de Porto União (SC), revelando o entusiasmo com a formação da juventude e infância por ocasião da comemoração alusiva à Independência do Brasil e à Juventude Brasileira. A pesquisa é de cunho sócio-histórico e está vinculada ao Núcleo de Catalogação e Pesquisas em História da Educação (Nucathe), curso de Pedagogia da Unespar - União da Vitória (PR). Como base teórica, citamos Bencostta (2006; 2011); Hobsbawm (1990; 1998) e Horta (2012). Durante o Estado Novo, portanto, o culto aos símbolos pátrios durante sessões públicas tornou-se obrigatório para crianças e jovens estudantes de 7 a 18 anos, conformando uma cultura dentro de perspectivas ideológicas específicas do período ditatorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Marlene Stentzler, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Educação, História da Educação; Mestre em Educação, Formação de Professores; Pedagoga. Docente adjunta na UNESPAR, campus Paranavaí. Diretora de Programas e Projetos, Prograd - UNESPAR.

Marina Gabrielli Topolski Chelepa, Universidade Estadual do Paraná

Graduanda do Curso de Pedagogia - UNESPAR, Campus União da Vitória. Membro do Núcleo de Catalogação e Pesquisas em História da Educação (Nucathe). Bolsista do Projeto de Residência Pedagógica, subprojeto financiado pela CAPES.

Referências

BENCOSTTA, Marcus Levy Albino. Desfiles patrióticos: memória e cultura cívica dos grupos escolares de Curitiba (1903-1971). In: VIDAL, Diana Gonçalves (org.). Grupos Escolares: cultura primaria e escolarização da infância no Brasil (1893-1971). Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2006. p. 299-322.

BENCOSTTA, Marcus Levi. A História da educação e cultura escolar: representações e imagens das festas escolares. In: VIDAL, Diana Gonçalves; SCHWARTZ, Cleonara Maria (org.) História das culturas escolares no Brasil. Vitória, Espírito Santo: Edufes, 2011. p. 247-268.

BERTUCCI, Liane Maria; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; OLIVEIRA, Marcus Aurelio Taborda de. Edward P. Thompson: história e formação. 1 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Tradução de Carmen C. Varriale et al. Brasília: Editora UnB, 1998.

BORGES, Maria Eliza Linhares. História & Fotografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

BOTO, Carlota. Instrução pública e projeto civilizador: o século XVIII como intérprete da ciência, da infância e da escola. São Paulo: Editora Unesp, 2017.

BRASIL. Decreto-Lei nº 2072, de 8 de março de 1940. Dispõe sobre a obrigatoriedade da educação cívica, moral e física da infância e da juventude, fixa as suas bases, e para ministrá-la organiza uma instituição nacional denominada juventude Brasileira. Rio de Janeiro, 1940. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-2072-8-marco-1940-412103-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 15 dez. 2018.

CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das letras, 1990.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Editora Bertrand, 1990.

COSTA, Veronica Albano Viana. Entre imagens e palavras: educação e nacionalismo no Estado Novo (1937-1945). 2009. 190f. (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Conhecimento e Inclusão Social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

FARGE, Arlette. O Sabor do Arquivo. Tradução de Fátima Murad. São Paulo: Edusp, 2009.

GALLO, Ivone Cecília D’Avila. O Contestado: o sonho do milênio igualitário. Campinas: Unicamp, 1999.

GASPARI, Leni Trentim. No tempo dos trens nas “Gêmeas do Iguaçu”: uma viagem ao passado. 1 ed. União da Vitória: FAFIUV, 2011.

HOCHE, Aline de Almeida. A hora da juventude: a mobilização dos jovens no Estado Novo (1940-1945). 2015. 178 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

HOBSBAWM, Eric. Nações e nacionalismo desde 1780: programa, mito e realidade. Tradução de Maria Célia Paoli e Anna Maria Quirino. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

HOBSBAWM, Eric. Sobre história. Tradução de Cid Knipel Moreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

HORTA, José Silvério Baía. O hino, o sermão e a ordem do dia: regime autoritário e a educação no Brasil (1930-1945). 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

IHLENFELD, Renate. A presença da cultura alemã sobre o pensamento pedagógico do Colégio Teuto-brasileiro de Porto União/SC e sua influência sobre o imaginário dos alunos 1930-1938. 2011. Monografia (especialização) - Centro Universitário de União da Vitória, União da Vitória, 2011.

JUCK, Estevam. Palavras do Professor Juck proferidas no Dia da Juventude. O Comércio. Porto União/SC, ano 10, p. 1, 14 set. 1941.

KLEIN, Roseli Bilobran; STENTZLER, Márcia Marlene. Arquivos escolares: uma caixa de surpresas com as especificidades e características de uma instituição educativa. Revista HISTEDBR On-line. Campinas, v. 18, n. 2, p. 420-444, abr./jun. 2018.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução de Bernardo Leitão et al. 5. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.

LEITE, Eldo Lima et al. Nacionalismo, patriotismo e essencialismo na construção da identidade nacional brasileira. Temas em Psicologia. Ribeirão Preto, v. 26, n. 4, p. 2063-2075, out./dez. 2018.

LOPES, Eliane Marta Teixeira. Prefácio. In: HORTA, José Silvério Baía. O hino, o sermão e a ordem do dia: regime autoritário e a educação no Brasil (1930-1945). 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

MACHADO, Paulo Pinheiro. Lideranças do Contestado. Campinas: Ed. Unicamp, 2004.

MÉLO FILHO, Lilian Renata de. O Centro Educativo Operário em Recife durante o Estado Novo (1937-1945): educação e religião no controle dos trabalhadores. 2006. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.

O COMÉRCIO. Comemorações cívicas. Porto União, Santa Catarina, 1941a.

O COMÉRCIO. No ‘Dia da Pátria’. Porto União, Santa Catarina, 1941b.

PAULINO, Carla Viviane. O impulso neoliberal e neoconservador na educação brasileira: a imagem do “professor doutrinador” e o projeto “escola sem partido”. Revista Educere et Educare. Cascavel, v. 13, n. 28, p. 1-24, maio/ago. 2018.

SANTOS, Ademir Valdir dos. Educação e fascismo no Brasil: a formação escolar da infância e o Estado Novo (1937-1945). Revista Portuguesa de Educação. Braga, v. 25, n. 1, p. 137-163, 2012.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 42 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

STENTZLER, Márcia Marlene. Entre questões lindeiras e a superação de fronteiras: a Escola Complementar em Porto União (SC) e União da Vitória (PR), 1928-1938. 2015. 181 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.

STENTZLER, Márcia Marlene. Escolas Complementares: um novo modelo de escola para a formação de professores na região do Contestado (1928-1938). Práxis Educativa. Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 769-786, set./dez. 2018.

TONON, Eloy. Os monges do Contestado: Permanências das predições e rituais no imaginário. 1 ed. Palmas: Kaygangue, 2010.

Publicado

2019-12-29

Como Citar

STENTZLER, M. M.; CHELEPA, M. G. T. . Festividades cívico-patrióticas na formação da juventude brasileira nas cidades fronteiriças de Porto União (SC) e União da Vitória (PR) em 1941. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, p. e019038, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i.7111. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7111. Acesso em: 23 abr. 2024.