Debatendo a ética na pesquisa com seres humanos por meio de um júri simulado

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7142

Palavras-chave:

Metodologia ativa, Júri simulado, Ética na pesquisa

Resumo

O presente estudo visa apresentar um debate sobre a ética na pesquisa com seres humanos por meio de um júri simulado. A atividade foi realizada com acadêmicos do curso de Psicologia de uma instituição privada de ensino superior localizada na cidade de Santa Maria-RS. Primeiramente os alunos foram instruídos teoricamente com uma aula expositiva que abordou a ética na pesquisa com seres humanos. Após a etapa da teorização foi proposto aos alunos que assistissem ao filme “A Experiência” (2001). Uma turma de 23 alunos foi dividida de acordo com as funções específicas de cada integrante de um julgamento para realização da atividade. Constatou-se nas argumentações dos alunos a relação da teoria com a prática, como também a postura ética, criatividade e a exposição do senso crítico. Conclui-se que o Júri simulado possibilita a argumentação no contexto da sala de aula, sendo considerado um recurso didático importante e inovador para promover aprendizagens significativas.

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Biografia do Autor

Janaína Pereira Pretto Carlesso, Universidade Franciscana

Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana pela UFSM. Doutora pela UFSM no Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.  Professora adjunta do curso de Psicologia e do Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

CARLESSO, J. P. P. Debatendo a ética na pesquisa com seres humanos por meio de um júri simulado: relato de experiência. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, p. e019025, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7142. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7142. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência