Intertextualidade em Freire: Pedagogia da Esperança ao encontro da Pedagogia do Oprimido, continuidades e pensamento novo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1110

Keywords:

Freire. Intertextualidade. Pedagogia.

Abstract

Entendendo que, como experiência humana, a existência de Freire consiste no entretecer de uma diversidade de textos, não podemos reduzir esses textos a meros eventos biográficos. Ocorrendo em contexto, os textos de Freire dialogam com textos de outros e com os seus textos, aos quais se reportam das mais diversas formas, inclusivamente a partir de críticas que lhe foram feitas, sendo geradores de novos significados. Não sendo intertextualidade um conceito utilizado por Freire, parece-nos uma lente adequada para referir os diferentes textos e intertextos que emergem na relação entre a Pedagogia da esperança e a Pedagogia do oprimido, o que permite aprofundar a incorporação da experiência-na-obra e da obra-na-experiência, numa perspectiva ontológica. São estas dimensões de intertextualidade que exploramos nesta aproximação à obra de Freire, num eixo de continuidades e pensamento novo entre estas duas Pedagogias.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eunice Macedo, Universidade do Porto, Portugal

Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas FPCEUP.

Alexandra Carvalho, Universidade do Porto

Formação em Serviço Social, trabalhou na área da imigração e direitos humanos. Instituto Paulo Freire de Portugal. CIIE-FPCEUP.

References

ABRAMOWICZ, Mere. Amor e perda em tempos de vida: em dois momentos entrelaçados. In: GADOTTI, Moacir (Org.). Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Paz e Terra, UNESCO, IPF, 1996. P. 201-203.

CORTESÃO, Luiza. Contributo para a compreensão do trabalho de Paulo Freire. Fênix: Revista Pernambucana de Educação Popular e Educação de Adultos, v. 2, n. 1, p. 26-34, 2003.

FREIRE, Ana. Paulo Freire: pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 29 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

GADOTTI, Moacir (Org.). Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez Editora, 1996a.

GADOTTI, Moacir. A esperança como imperativo existencial e histórico. In: GADOTTI, Moacir (Org.). Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez Editora, 1996b. P. 661-664.

GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 2001.

GUERRERO, Miguel Escobar. Las quatro etapas de Paulo Freire en sus cinco pedagogías: del oprimido, de la esperanza, de la autonomía, de la indignación y de la tolerância. In: VELAZCO, Juan Carlos Yañez (coord.). Paulo Freire: Praxis de la utopía y la esperanza. Colima: Universidad de Colima, 2007. P. 25-54.

GUTIÉRREZ, Francisco. A dimensão humana em Paulo Freire. In: TORRES, Carlos Alberto et al. Reinventando Paulo Freire no Século 21. São Paulo: IPF, 2008. P. 57-62.

MACEDO, Eunice. Ecos de Freire e o pensamento feminista: diálogos e esclarecimentos. Porto: LivPsic, IPFP, CRPF, CIIE, 2017.

MACEDO, Eunice; CARVALHO, Alexandra. Um diálogo epistemológico com Freire: palavra, práxis e educação. e-Mosaicos, v. 6, n. 13, p. 26-37, dez. 2017.

MACEDO, Eunice et al. Revisitando Paulo Freire: sentidos na educação. Brasília: Liber Livro, 2013.

MOI, Toril. Simone de Beauvoir: conflits d’une intellectuelle. Paris: Diderot Editeur, Arts et Science, 1995.

ROMÃO, José Eustáquio. Dialética da diferença: O projeto da escola cidadã frente ao projeto pedagógico neoliberal. São Paulo: Cortez, 2000.

ROMÃO, José Eustáquio. Pedagogias de Paulo Freire. Revista Múltiplas Leituras, v. 1, n. 2, p. 8-22, jul./dez. 2008.

SOUZA, Ana Inês. Paulo Freire: vida e obra. São Paulo: Expressão Popular, 2001.

TORRES, Carlos Alberto. Pedagogia da luta: da pedagogia do oprimido à escola pública popular. Campinas: Papirus, 1997.

Published

2018-12-30

How to Cite

MACEDO, E.; CARVALHO, A. Intertextualidade em Freire: Pedagogia da Esperança ao encontro da Pedagogia do Oprimido, continuidades e pensamento novo. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 564–575, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1110. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7158. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê