Pedagogia das imagens na educação infantil

mini-histórias e a documentação pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i.8127

Palavras-chave:

Mini-histórias, Educação infantil, Imagens, Documentação pedagógica

Resumo

O presente estudo caracterizado de pesquisa-formação foi realizado com crianças e educadoras em uma escola municipal de Educação Infantil, de Novo Hamburgo/RS. Por meio de argumentações, o caráter cooperativo desse trabalho buscou esclarecer de que forma a construção de saberes na Educação Infantil é desenvolvida e potencializada em práticas narradas pelas imagens e textos, no jogo comunicativo de mini-histórias. Ao debater sobre as mini-histórias como espaço de jogo à construção de uma Pedagogia das imagens culturais e à apropriação de sentido das diferentes linguagens produzidas nas interações infantis, concluímos que os registros visibilizam as intercomunicações e os vínculos formativos para a criação de conhecimentos das crianças e para a elaboração da documentação pedagógica. As mini-histórias carregam marcas de diferentes ações performatizadas por imagens, apoiando as relações no círculo dos participantes, materializando formas de agir no mundo à autocompreensão das crianças.

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Biografia do Autor

Cristiele Borges dos Santos, Universidade La Salle

Graduada em Pedagogia (UNILASALLE) e Professora da rede municipal de Novo Hamburgo/RS. Membro do Núcleo de Pesquisas sobre Tecnologias na Educação (NETE/UNILASALLE/CNPq).

Elaine Conte, Universidade La Salle

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle e Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/UNILASALLE/CNPq).

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle

Doutorando em Educação na Universidade La Salle (UNILASALLE). Mestre em Educação pela UNILASALLE. Bolsista da CAPES. Integrante do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/UNILASALLE/CNPq).

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Publicado

2019-12-29

Como Citar

SANTOS, C. B. dos; CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. Pedagogia das imagens na educação infantil: mini-histórias e a documentação pedagógica. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, p. e019042, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i.8127. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8127. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Pesquisas