A formação e a identificação com a profissão de egressos de programa de inserção na docência

Autores/as

  • Maria Mikaele da Silva Cavalcante Universidade Estadual do Ceará
  • Isabel Maria Sabino de Farias Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i1.730

Palabras clave:

Egressos do Pibid, Inserção Profissional, Formação Docente.

Resumen

O que pode elucidar sobre a formação e a identificação com a profissão os egressos de um programa nacional de inserção no magistério, especificamente, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência? O trabalho objetiva contribuir para alargar o debate sobre o assunto. Trata-se de estudo empírico qualitativo, cujos dados foram colhidos por meio do envio de formulário eletrônico encaminhado via internet, junto a egressos dos cursos de Ciências Sociais, Filosofia e Pedagogia de uma universidade pública estadual. Do universo de 78 egressos, obtivemos o retorno de 27 pessoas. Os relatos revelam que a formação fez diferença na vida e nas escolhas profissionais dos egressos, desmistificou imaginários pessimistas sobre a escola e confirmou, entre alguns, o reconhecimento de si como professor e incrementou outras expectativas.Um grupo de 8 egressos está afastado da docência em decorrência de formação continuada e/ou outra formação; e, 6 sujeitos, por sua vez, não exercem ou atuam noutra área. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Mikaele da Silva Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS). Participa do Observatório da Educação, onde desenvolve estudos sobre o Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica.

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estágio pós-doutoral pela UNB. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UECE. Coordenou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID na UECE (2010 a 02/2014). Vice-presidente Nordeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd (2015-2017). Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS), onde desenvolve estudos sobre desenvolvimento profissional docente, inovação, pesquisa e ensino na universidade. Atualmente investiga como docentes da Educação Básica que participam do PIBID se desenvolvem, iniciativa em rede (UECE, UFOP-MG e UNIFESP-SP) apoiada pelo Edital CAPES 2012 - OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO.

Publicado

2016-09-22

Cómo citar

CAVALCANTE, M. M. da S.; FARIAS, I. M. S. de. A formação e a identificação com a profissão de egressos de programa de inserção na docência. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 7, n. 1, 2016. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i1.730. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6864. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos