Estágio curricular supervisionado: identidade e saberes docentes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.799

Palabras clave:

Estágio supervisionado. Saberes docentes. Identidade docente

Resumen

O objetivo deste artigo é discutir os desafios encontrados na prática docente como formadores de professores de Geografia e História na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. Para tanto, tomamos o Estágio como locus privilegiado das discussões dos saberes docentes como construtores de um núcleo de saberes profissionais, importante à socialização profissional e à construção da identidade docente. Procuramos, entre os autores Pimenta e Lima (2010), Nóvoa (1992), Moita (1992), Gauthier (1998), Shön (2000) e Tardif (2012), contribuições teóricas para subsidiar nossas discussões sobre a formação de professor que integre três eixos: estágio curricular supervisionado, identidade e saberes docentes. A conclusão a que chegamos é de que o Estágio Supervisionado é um espaço privilegiado de discussão acerca dos saberes docentes, que são constitutivos da identidade e profissionalização docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vilmar José Borges, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação Escolar, pela Universidade Estadual Paulista "Professor Júlio de Mesquita Filho", Campus Araraquara-SP. Professor Adjunto do Departamento de Educação, Política e Sociedade, do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo

Regina Celi Frechiani Bitte, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora Adjunto do Departamento de Educação, Política e Sociedade do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Citas

BARTH, Britt-Mari. O saber em construção – para uma pedagogia da compreensão. Coleção Horizontes Pedagógicos, Instituto Piaget, Lisboa, Portugal: 1993. 256p.

BITTENCOURT, Circe. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica 2008. 240 p.

DOMINICÉ, Pierre. Ce que la vie leu r a appris. In: FINGER, Matthias, JOSSO, Christine (ed.). Pratiques du récit de vie et théories de la formation. Geneve: FPSE/Université de Geneve, cahier 44, p. 99-121, 1985.

FEIMAN-NEMSER, Sharon; BUCHMANN, Margaret. When is student teaching teacher education? Teaching and Teacher Education, v. 3, p. 255-273, 1987.

FIORENTINI, Dario; NACARATO, Adair Mendes; PINTO, Renata Anastácio. Saberes da experiência docente em Matemática e Educação continuada. Campinas-SP: UNICAMP, 1999. (Mimeo).

GAUTHIER, Clermont. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí-RS: Unijuí, 1998. 480p.

GROSSMAN, Pamela Lynn. The Making of a Teacher. Teacher Knowledge and Teacher Education. New York: Columbia University, Teachers College Press, 1990.

MOITA, Maria da Conceição. Percursos de formação e de trans-formação. In: NÓVOA, António. Vidas de Professores. Porto, Portugal: Porto Editora, p. 111-140, 1992.

NÓVOA, António (Coord.). Os professores e sua formação. 2 ed. Portugal. Porto: Dom Quixote, 1995.

NÓVOA, António. Vidas de professores. Portugal. Porto: Porto Editora, 1992. 216p.

PENIN, Sonia Teresinha de Sousa. A professora e a construção do conhecimento sobre o ensino. Cadernos de Pesquisa, n. 92, p. 5-15, 1995.

PENIN, Sonia Teresinha de Sousa. Cotidiano escolar e ensino: conhecimento e vivência. Revista da Ande, n. 19, p. 5-10, 1993.

PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes Pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. 246p.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010. 256p.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. 256p.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 5-24, 2000.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2012. 328p.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber. Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação. n. 4, p. 215-233, 1991.

ZEICHNER, Ken. Novos caminhos para o practicum: uma perspectiva para os anos 90. In: NÓVOA, António. Os Professores e a sua formação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, p. 115-138, 1992.

Publicado

2018-03-20

Cómo citar

BORGES, V. J.; BITTE, R. C. F. Estágio curricular supervisionado: identidade e saberes docentes. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 1, p. 30–47, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.799. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6900. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos