O PNAIC e sua contribuição aos professores alfabetizadores sobre o sistema de escrita alfabética

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.806

Palabras clave:

Formação continuada. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Sistema de Escrita Alfabética.

Resumen

Este artigo apresenta resultados de um estudo que teve como objetivo compreender a contribuição do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) aos professores alfabetizadores com relação ao Sistema de Escrita Alfabética (SEA) e sobre como esse conhecimento interfere em suas ações didático-pedagógicas. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, respondidos por alfabetizadores que atuam do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental em uma rede pública de ensino. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com alguns professores. A pesquisa caracteriza-se como quali-quanti, cujos dados coletados são tratados por meio de uma abordagem qualitativa. Os resultados revelaram que o PNAIC contribuiu para a troca de experiências, para a reflexão sobre a prática pedagógica e estratégias de ensino-aprendizagem. Os professores dizem que a partir do PNAIC houve uma melhor compreensão acerca dos níveis de escrita.

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Biografía del autor/a

Eliane Korn, Universidade da Região de Joinville

Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville.

Rosana Mara Koerner, Universidade da Região de Joinville

Mestre e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Professora pela Universidade da Região de Joinville.

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Publicado

2018-10-19

Cómo citar

KORN, E.; KOERNER, R. M. O PNAIC e sua contribuição aos professores alfabetizadores sobre o sistema de escrita alfabética. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 2, p. 197–214, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.806. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6905. Acesso em: 23 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos