O pensamento de Paulo Freire no contexto da formação de educadores do MST
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.935Palabras clave:
Paulo Freire. Formação dos educadores. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem TerraResumen
Este artigo tematiza as contribuições de Paulo Freire na abordagem da formação dos educadores do campo, a partir de dados de pesquisa que objetivou compreender como se efetiva a formação continuada dos educadores que atuam em Assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Em diálogo com os referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos, as contribuições de Paulo Freire sustentam a análise de dados decorrentes de entrevista semiestruturada realizada com um gestor municipal da educação do campo, além da roda de conversa desenvolvida com o Setor de Educação do MST que integra o município pesquisado. Os dados apontam referências à possibilidade de uma formação articulada pelo movimento social organizado, alicerçada na vida dos educadores e engajada com os sujeitos do campo. O artigo demonstra a atualidade do pensamento de Freire nas ações político-pedagógicas realizadas em assentamentos de Reforma Agrária.
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