Tecnologia da formação docente no currículo dos blogs sobre alfabetização

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.961

Palabras clave:

Tecnologia da formação docente. Currículo. Blogs sobre alfabetização.

Resumen

A presente pesquisa parte do entendimento de que o currículo é um artefato social e cultural que divulga saberes e modos de ser. O currículo dos blogs faz parte desse tipo de currículo que apresenta uma pedagogia cultural. A pesquisa que deu base para este artigo teve como objetivo investigar se há uma tecnologia da formação docente operando no currículo dos blogs nos blogs sobre alfabetização criados por professoras-alfabetizadoras e por meio de que técnicas, tecnologias e estratégias esse currículo é posto em funcionamento. Para a realização da pesquisa, foram utilizadas duas abordagens metodológicas – a Netnografia para a realização da investigação em um espaço online; e a Análise do Discurso de inspiração foucaultiana para realizar as análises do material coletado. Concluímos, assim, que os blogs se constituem em um espaço que disputa com as Universidades e outras instituições para formar professoras-alfabetizadoras.

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Biografía del autor/a

Gabriela Silveira Meireles, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora pela Faculdade de Educação - FaE/UFMG.

Marlucy Alves Paraíso, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular da Faculdade de Educação - FaE/UFMG.

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Publicado

2018-11-20

Cómo citar

MEIRELES, G. S.; PARAÍSO, M. A. Tecnologia da formação docente no currículo dos blogs sobre alfabetização. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 2, p. 292–312, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.961. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7036. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos