Refugiados: a nova face do oprimido na educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1112

Palabras clave:

Educação. Refugiados. Oprimidos.

Resumen

Este artigo apresenta o refugiado como a nova face do oprimido, mostrando que, na ocasião em que se comemoram os 50 anos de publicação de “Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire, a obra permanece atual, com categorias de análise que ainda fundamentam uma leitura da realidade educacional. Freire, autor que viveu na própria pele o drama do exílio forçado por motivos políticos, torna legítima uma leitura da situação dos refugiados a partir de seu livro. Procurou-se enfatizar que o diálogo, a amorosidade e a restauração da intersubjetividade são pontos fundamentais neste novo contexto mundial, em que temos de exercer o acolhimento de outros seres humanos com solidariedade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cleide Rita Silvério de Almeida, Universidade Nove de Julho

Pós-doutora pelo Centro de Estudos Transdisciplinares Sociologia, Antropologia e História (Paris). Doutora pela Universidade de São Paulo.Professora e Pesquisadora  da UNINOVE.

Citas

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. Preconceito contra a origem geográfica e de lugar: as fronteiras da discórdia. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. Xenofobia: medo e rejeição ao estrangeiro. São Paulo: Cortez, 2016.

ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS ? BRASIL. Dados sobre refúgio. Brasília, DF, 2018. 2018a. Disponível em: <http://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugio/>. Acesso em: 13 jun. 2018.

ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS. Cartilha para refugiados no Brasil. Brasília, DF, 2014. Disponível em: <http://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2018/02/Cartilha-para-Refugiados-no-Brasil_ACNUR-2014.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2018.

ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS. Protegendo refugiados no Brasil e no mundo. Brasília, DF, 2018. 2018b. Disponível em: <http://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2018/02/Protegendo-Refugiados-no-Brasil-e-no-Mundo_ACNUR-2018.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2018.

BOFF, Leonardo. Os sacramentos da vida e a vida dos sacramentos. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 1992.

BRASIL. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Justiça. Refúgio em números. 3. ed. Brasília, DF, 2018. Disponível em: <http://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2018/04/refugio-em-numeros_1104.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 66 ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2018.

MONTAIGNE, Michel de. Os ensaios: uma seleção. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

MONTESANTI, Beatriz. Paulo Freire é o terceiro pensador mais citado em trabalhos pelo mundo. 4 jun. 2016. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/06/04/Paulo-Freire-%C3%A9-o-terceiro-pensador-mais-citado-em-trabalhos-pelo-mundo>. Acesso em: 24 jul. 2018.

UNITED NATIONS HIGH COMMISSIONER FOR REFUGEES. Global trends: forced displacement in 2017. Geneva, jun. 2018. Disponível em: <http://www.unhcr.org/5b27be547.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2018.

Publicado

2018-12-30

Cómo citar

ALMEIDA, C. R. S. de. Refugiados: a nova face do oprimido na educação. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 592–602, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1112. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7159. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê