Saberes populares e o Ensino de Ciências

uma investigação no município de Laguna, SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v12i01.9798

Palavras-chave:

Saberes populares, Conhecimento científico, Ensino de Ciências, Filosofia da ciência

Resumo

O saber popular pode ser considerado a gema bruta do conhecimento científico. Porém, muitas vezes o ambiente escolar não oferece o devido espaço à cultura local, dificultando sua valorização e até a aprendizagem de muitos alunos. O objetivo desta pesquisa é o levantamento das principais crenças populares do município de Laguna, Santa Catarina, Brasil. Para atingir tal objetivo, foi aplicado um questionário, no qual 270 participantes (entre eles, professores, gestores e pais de alunos de escolas públicas e particulares), responderam sobre crenças e mitos populares que conhecem. Foram levantadas 13 crenças mais frequentes que foram confrontadas com o conhecimento científico acerca do tema. O levantamento elaborado visa uma melhor compreensão dos chamados conhecimentos alternativos com que os alunos podem ingressar na escola. Como parte dos resultados obtidos, na parte final buscou-se uma reflexão filosófica sobre o conhecimento cotidiano e possibilidades pedagógicas desse conhecimento.

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Biografia do Autor

Karine Arriaga Almerini, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (ProfBio) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como Professora de Ciências e Biologia na Rede Estadual de Educação de Santa Catarina.

Marcelo D'Aquino Rosa, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática - Pecim) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Educação Científica e Tecnológica (Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (UFSC). Professor de Ciências e Biologia na Educação Básica e formador de formadores no Magistério Superior.

João Vicente Alfaya dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Ciências Biológicas e em Filosofia; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

ALMERINI, K. A. .; ROSA, M. D. .; SANTOS, J. V. A. dos . Saberes populares e o Ensino de Ciências: uma investigação no município de Laguna, SC. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 12, p. e021004, 2021. DOI: 10.22294/eduperppgeufv.v12i01.9798. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/9798. Acesso em: 19 abr. 2024.