Políticas públicas educacionais e o estabelecimento da Universidade Aberta do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8976

Palavras-chave:

Políticas públicas, Educação a distância, Universidade Aberta do Brasil

Resumo

Este artigo tem como objetivo o estudo das políticas relacionadas ao estabelecimento da Universidade Aberta do Brasil (UAB), como principal forma de ampliação e difusão de cursos superiores por meio da Educação a Distância no país. Utilizaremos marcos como leis e decretos pertinentes ao tema e os analisaremos de acordo com a metodologia do ciclo de política proposto por Gary Brewer e elucidado por Howlett, Ramesh e Perl. Faremos a abordagem de documentos como o Plano Nacional de Educação (PNE 2001-2010), que informa sobre o uso da Educação a Distância para o Ensino superior, que possui lacunas significativas a serem preenchidas posteriormente pelos decretos: 5.266/2005, 5.800/2006 e 9.057/2017. Como resultados, temos a reunião e discussão das principais leis e decretos que justificam o estabelecimento da UAB como política pública educacional. Concluímos que esta política iniciou um novo ciclo após o rompimento da hegemonia do Governo Federal, entre os anos de 2003 a 2016.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elcimar Malta, Universidade de Pernambuco

Graduado em História pela Universidade de Pernambuco (UFPE). Mestre em Educação pela UFPE. Tutor virtual do curso de História pelo convênio UAB-UPE.

Karl Schurster, Universidade de Pernambuco

Doutorado em História Comparada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com estágio de pesquisa na Freie Universität Berlin. Pós-Doutorado na Universidade Federal Rural de Pernambuco com período de pesquisa na Universidade Nacional de La Plata/Argentina. Pós-Doutorado na Universidade Livre de Berlim. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Pernambuco.

Referências

ANDRADE, Maria Edgleuma de. Interiorização da educação superior: demandas de democratização e parceria com o poder público municipal. Holos, Natal, v. 2, p. 235-249, abr. 2015. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2192.

BOBBIO, Norberto. Política. In: BOBBIO, Norberto; MATTEUCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco (org.). Dicionário de política. Tradução de Carmen C. Varriale et al. 11. ed. Brasília: UnB, 1998. p. 954-961.

BORGES, Felipe Augusto Fernandes. A EaD no Brasil e o processo de democratização do acesso ao ensino superior: diálogos possíveis. Ead em foco, Rio de Janeiro, v. 5, n. 3, p. 75-94, 2015. https://doi.org/10.18264/eadf.v5i3.283.

BRASIL. Decreto n. 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o art. 80 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 fev. 1998.

BRASIL. Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 2005.

BRASIL. Decreto n. 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 jun. 2006.

BRASIL. Decreto n. 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 maio 2017.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Sinopses Estatísticas da Educação Superior – Graduação. Brasília: INEP/MEC, 2018. Disponível em: http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: 20 nov. 2018.

BRASIL. Lei n. 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2001.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

CAVALCANTI, Ana Claudia Dantas. Políticas públicas: controle e qualidade. In: FALCÃO, Pedro Henrique de Barros; SCHURSTER, Karl (org.). Educação, política e outras histórias. 1 ed. Rio de Janeiro: Autografia; Recife: Edupe, 2016.

FALCÃO, Pedro Henrique de Barros; SCHURSTER, Karl (org.). Educação, política e outras histórias. 1 ed. Rio de Janeiro: Autografia; Recife: Edupe, 2016.

HOWLETT, Michael; RAMESH, Mohan; PERL, Anthony. Política pública: seus ciclos e subsistemas: uma abordagem integral. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

RODRIGUES, Luiz Alberto Ribeiro. Políticas de gestão escolar: uma análise do plano de desenvolvimento da escola na região da Mata Norte de Pernambuco (1999-2007). Recife: Edupe, 2013.

Publicado

2020-09-30

Como Citar

MALTA, E.; SCHURSTER, K. Políticas públicas educacionais e o estabelecimento da Universidade Aberta do Brasil. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020025, 2020. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8976. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8976. Acesso em: 20 abr. 2024.