O flâneur e sua contribuição para a cidade: relato de experiência do projeto de extensão “flanando na praça: narrativas dos espaços públicos de Viçosa”
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v2i2.29Resumo
O projeto de extensão consiste em atividades de apuração jornalística realizadas mensalmente em praças da cidade de Viçosa, Minas Gerais, com o intuito de resgatar o dia a dia viçosense, personagens e estórias, remetendo ao ato de flanar – e à produção de um jornalismo literário. O conteúdo produzido das flaneries são vídeos, fotografias, reportagens, crônicas e fotonarrativas reunidos no site com.ufv.br/flanando. Os objetivos referem-se à possibilidade de apreensão e exposição da identidade cultural de Viçosa; à capacidade de se dar visibilidade às pessoas comuns e à vida ordinária; e à experimentação de novas formas de se praticar o jornalismo. Além das atividades de interação e experimentação, o projeto também desenvolve um grupo de estudo pesquisando o jornalismo literário e jornalismo flâneur. Os resultados alcançados pelo projeto referem-se ao resgate da capacidade de estreitamento de laços entre jornalismo e público, e à contribuição para o reconhecimento das pessoas de Viçosa.
Palavras chave: Jornalismo literário, jornalismo flâneur, praças de Viçosa.
Áreas temáticas: Comunicação e cultura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.