O flâneur e sua contribuição para a cidade: relato de experiência do projeto de extensão “flanando na praça: narrativas dos espaços públicos de Viçosa”

Autores

  • Cibelih Hespanhol Torres
  • Mariana Ramalho Procópio Xavier

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v2i2.29

Resumo

 O projeto de extensão consiste em atividades de apuração jornalística realizadas mensalmente em praças da cidade de Viçosa, Minas Gerais, com o intuito de resgatar o dia a dia viçosense, personagens e estórias, remetendo ao ato de flanar – e à produção de um jornalismo literário. O conteúdo produzido das flaneries são vídeos, fotografias, reportagens, crônicas e fotonarrativas reunidos no site com.ufv.br/flanando. Os objetivos referem-se à possibilidade de apreensão e exposição da identidade cultural de Viçosa; à capacidade de se dar visibilidade às pessoas comuns e à vida ordinária; e à experimentação de novas formas de se praticar o jornalismo. Além das atividades de interação e experimentação, o projeto também desenvolve um grupo de estudo pesquisando o jornalismo literário e jornalismo flâneur. Os resultados alcançados pelo projeto referem-se ao resgate da capacidade de estreitamento de laços entre jornalismo e público, e à contribuição para o reconhecimento das pessoas de Viçosa.

Palavras chave: Jornalismo literário, jornalismo flâneur, praças de Viçosa.

Áreas temáticas: Comunicação e cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-08-2015

Como Citar

Torres, C. H., & Xavier, M. R. P. (2015). O flâneur e sua contribuição para a cidade: relato de experiência do projeto de extensão “flanando na praça: narrativas dos espaços públicos de Viçosa”. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 2(2). https://doi.org/10.21284/elo.v2i2.29

Edição

Seção

Artigos