Colônia de férias: um espaço social a ser explorado pela saúde?

Autores

  • Ramon Augusto Ferreira de Souza
  • Edilene do Nascimento Nunes
  • Jércica Lopes de Lima
  • Nayara Cassimiro Vieira
  • Silvia Eloiza Priore
  • Renato Pereira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v3i1.34

Resumo

A educação em saúde pode contribuir de maneira significativa para a qualidade de vida de uma população, principalmente, das crianças, mais vulneráveis e expostas a situações que podem lhe trazer riscos. O objetivo deste artigo foi demonstrar a experiência desenvolvida na Colônia de Férias da Universidade Federal de Viçosa (UFV), verificando a viabilidade do aproveitamento de espaços sociais não-formais para a promoção de saúde. Palestras e atividades dinâmicas sobre higiene corporal, educação nutricional, saúde bucal e atividades físicas foram realizadas por acadêmicos do curso de enfermagem, nutrição e educação física da UFV. Exames odontológicos para detecção de cárie dentária também foram realizados. Face ao grande envolvimento do público participante, e identificação de crianças com necessidade de tratamento odontológico, evidenciou-se que a Colônia de Férias/UFV, além de um espaço para lazer das crianças pode se configurar como um espaço para educação em saúde para estas crianças.

Palavras-chave: Educação em saúde, crianças, relações comunidadeinstituição. Área Temática: Saúde, teorias e metodologias em extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-08-2015

Como Citar

de Souza, R. A. F., Nunes, E. do N., de Lima, J. L., Vieira, N. C., Priore, S. E., & da Silva, R. P. (2015). Colônia de férias: um espaço social a ser explorado pela saúde?. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 3(1). https://doi.org/10.21284/elo.v3i1.34

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)