O processo de expressão da identidade local no artesanato da Associação Municipal de Artesãos de Paula Cândido (AMAPAC)

Autores

  • Lívia Rabelo Graduada e Mestre em Ciências Econômicas e Graduanda em Ciências Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV).
  • Leilane Rigoni Bossatto Graduada e Mestre em Economia Doméstica - Universidade Federal de Viçosa (UFV).
  • Ademar Sodré Graduada e Mestre em Economia Doméstica - Universidade Federal de Viçosa (UFV).
  • Bianca Aparecida Costa Lima Graduada em Jornalismo, Mestre e Doutora em Ciências Sociais. Professora adjunta da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Orientadora do artigo.

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v4i1.124

Resumo

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-UFV) auxilia grupos populares
pautados pelos princípios da economia solidária, como é o caso da Associação Municipal de Artesãos de Paula Cândido (AMAPAC). Nesse sentido, o objetivo desse artigo é apresentar parte do processo de incubação da AMAPAC pela ITCP-UFV, com foco na valorização e reconhecimento da identidade local e grupal, culminado em peças artesanais que expressam a cultura local e o modo de produção na Economia Solidária. A metodologia utilizada, a fim de compreender a dinâmica interna do grupo, foi a observação participante e as oficinas
utilizadas para alcançar os objetivos diagnosticados. Como resultado percebeu-se o interesse em dar visibilidade à elementos tradicionais do município e ao modo de produção utilizado, além da preocupação com o meio ambiente e a inclusão social. Observou-se também que, apesar da união do grupo, a não organização das ideias impossibilitava a efetivação dos objetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Rabelo, Graduada e Mestre em Ciências Econômicas e Graduanda em Ciências Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Graduada e Mestre em Ciências Econômicas e Graduanda em Ciências Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV). Endereço: Rua Jorge Ramos, n° 80. Bairro
Santo Antônio, Viçosa - MG. Telefone: (31) 9 9490 4511. E-mail: livia.rabelo@ufv.br

Leilane Rigoni Bossatto, Graduada e Mestre em Economia Doméstica - Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Graduada e Mestre em Economia Doméstica - Universidade Federal de Viçosa (UFV). E-mail: leilaneitcp@gmail.com

Ademar Sodré, Graduada e Mestre em Economia Doméstica - Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Graduada e Mestre em Economia Doméstica - Universidade Federal de Viçosa (UFV). E-mail: leilaneitcp@gmail.com

Bianca Aparecida Costa Lima, Graduada em Jornalismo, Mestre e Doutora em Ciências Sociais. Professora adjunta da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Orientadora do artigo.

Graduada em Jornalismo, Mestre e Doutora em Ciências Sociais. Professora adjunta da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Orientadora do artigo. E-mail:
biancaitcpufv@gmail.com

Downloads

Publicado

30-07-2015

Como Citar

Rabelo, L., Bossatto, L. R., Sodré, A., & Lima, B. A. C. (2015). O processo de expressão da identidade local no artesanato da Associação Municipal de Artesãos de Paula Cândido (AMAPAC). Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 4(1). https://doi.org/10.21284/elo.v4i1.124

Edição

Seção

Artigos