O processo de expressão da identidade local no artesanato da Associação Municipal de Artesãos de Paula Cândido (AMAPAC)
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v4i1.124Resumen
A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-UFV) auxilia grupos populares
pautados pelos princípios da economia solidária, como é o caso da Associação Municipal de Artesãos de Paula Cândido (AMAPAC). Nesse sentido, o objetivo desse artigo é apresentar parte do processo de incubação da AMAPAC pela ITCP-UFV, com foco na valorização e reconhecimento da identidade local e grupal, culminado em peças artesanais que expressam a cultura local e o modo de produção na Economia Solidária. A metodologia utilizada, a fim de compreender a dinâmica interna do grupo, foi a observação participante e as oficinas
utilizadas para alcançar os objetivos diagnosticados. Como resultado percebeu-se o interesse em dar visibilidade à elementos tradicionais do município e ao modo de produção utilizado, além da preocupação com o meio ambiente e a inclusão social. Observou-se também que, apesar da união do grupo, a não organização das ideias impossibilitava a efetivação dos objetivos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publican en esta revista concuerdan con lo estipulado a continuación:
B. Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar el trabajo en una página institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en la Revista ELO.
C. La Revista se reserva el derecho de efectuar alteraciones en los originales de orden normativo, ortográfico y gramatical con el objetivo de mantener el estándar culto de la lengua, respetando, con todo, el estilo de los autores.
D. Las opiniones emitidas por los autores son su exclusiva responsabilidad.