DemoMinga: O compromisso social da extensão na área da saúde
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v5i1.177Resumo
A FACISA-UNE, no quadro da sua política de "contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade circundante", implementa o Projeto DemoMinga: Primeira área de demonstração nacional no Paraguai, no município de Minga Guaçu, Alto Paraná. No DemoMinga é executado o "Programa Integrado de Intervenção de base Comunitária para o Desenvolvimento Integral". Objetivo: Melhorar o estado de saúde e qualidade de vida dos moradores do bairro Norma Luisa do município de Minga Guaçu, para reduzir custos e aumentar benefícios em saúde pública. Metodologia: Constituída por duas fases: a) de investigação, para a construção de uma linha de base, e b) planejamento de estratégias de intervenção em diferentes eixos temáticos. Resultados: são realizados cursos de curta duração de cozinha saudável e atividade física, consultas médicas e odontológicas, atividades de promoção e prevenção, em local próprio. No âmbito da promoção, foi assinado um convênio com a empresa "Chiperia Leticia S.A." para produzir e comercializar a "chipa saudável", sem gorduras trans. Participação: nos cursos participam, em média, 25 pessoas. Desde setembro de 2013 foram realizados 24 cursos; em 2014, 96 e, de fevereiro a junho de 2015, foram realizados 48. Conclusões: O programa constitui uma área de desenvolvimento multi e interdisciplinar, interinstitucional que permite a articulação da docência, investigação e extensão universitária, no quadro da sua responsabilidade social.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.